terça-feira, 18 de agosto de 2015

Fruet anuncia conclusão de centro de esportes e construção de CMEI no Uberaba


O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, anunciou nesta terça-feira (19) duas importantes obras para a Regional Cajuru: a conclusão do Centro de Esporte e Lazer do Uberaba e a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ferroviário II.
O anúncio foi feito durante consulta pública na Regional do Cajuru para discussão da Lei Orçamentária de 2016. O encontro, realizado na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Uberaba, reuniu 300 pessoas e foi o sétimo de um total de nove agendados, um em cada regional. Nesta semana haverá ainda consulta no Bairro Novo, nesta quarta-feira (19), e no Portão, na quinta-feira (20).

O Centro de Esporte e Lazer (CEL) do Uberaba teve a construção paralisada em 2012, na gestão anterior da Prefeitura, quando a obra estava próxima de 40% do total. Para retomar e concluir a obra serão necessários R$ 1 milhão, recurso que virá de emenda parlamentar.

“São equipamentos importantes para a população, assim como outros que a administração está tocando em todas as regionais. Somente neste mês autorizamos o início da construção de sete CMEIs”, disse Fruet.

A licitação da obra do CEL foi homologada nesta terça-feira. A previsão é iniciá-la até novembro e entregar o centro na metade de 2016. “Teremos no local uma boa estrutura para a prática de esportes: pista de caminhada, quadra poliesportiva, um centro de convivência e sala de ginástica”, conta o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior.

CMEI

O novo Centro Municipal de Educação Infantil  Ferroviário II irá atender  200 crianças de 0 a 5 anos em turmas de educação infantil. A ordem de serviço para início das obras foi assinada pelo prefeito durante a consulta pública nesta terça e a construção deve começar nas próximas semanas.

Esse será o segundo CMEI construído na Rua Waldomiro Daldigan. O CMEI União Ferroviária I também está com a ordem de serviço assinada e previsão de início de obras para os próximos dias. Serão mais R$ 1,9 milhão investidos para abrir outras 150 vagas para as crianças do bairro.

Somadas as duas novas unidades que foram finalizadas e iniciaram atendimento em 2013 – os CMEIs Ioko Margarete Hara e Cora Coralina – o total de vagas abertas na regional Cajuru chegará a 566.

O CMEI União Ferroviário II terá 960 metros quadrados de área distribuída em oito salas de atendimento de crianças com turmas de berçário, maternal, pré-escola, estrutura de solários, sala de pedagogo, lavanderia. Também haverá sala de descanso, banheiros, sala de amamentação, cozinha, refeitório, almoxarifado e sala de administração.

Esta é a sétima ordem de serviço autorizando início de construção de CMEI neste mês de agosto. Também foram autorizadas as construções dos CMEIs Rio Bonito IV, Hortensias e Jardim Lodovica, na regional Pinheirinho; e CMEIs Cerro Azul, Parque Industrial e Ilha do Mel, na regional CIC.

Participação

Como nas demais consultas, secretários e o prefeito ficaram duas horas ouvindo as reivindicações da população em mesas espalhadas pelo salão. Um dos moradores que aproveitou a oportunidade foi o presidente do Centro Comunitário de Apoio Social do Uberaba, Valério Cavalheiro, que fez solicitação de obras de drenagem e a conclusão do trecho do final de uma rua. “A gestão do prefeito Gustavo Fruet está de parabéns. Na área da habitação tivemos grandes avanços em nossa região. A sinalização de ruas e a atenção dada pela regional e Prefeitura têm sido importantes”, disse.

Cavalheiro gostou de saber que a sua demanda será atendida o mais breve possível. “É a primeira vez que participo de uma consulta pública e tive essa oportunidade de relatar ao prefeito as dificuldades da nossa região e ouvir dele que será dada a devida atenção”, disse Cavalheiro.

O presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Capão da Imbuia, Fernando José Rodrigues de Oliveira, foi à consulta levar para representantes da Prefeitura alguns pedidos apresentados durante reunião na comunidade. “A audiência pública é um exemplo da democracia. Fiquei contente por ter sido atendido por um técnico da equipe da Setran, discutir o problema e apresentar soluções”, disse.

Ele conta que procura sempre a Regional Cajuru para apresentar pedidos da população. “Somos muito bem recebidos na regional e através de pedidos feitos lá foram resolvidos problemas de sinalização, implantação de lombadas e semáforos, roçada e ronda da Guarda Municipal”, disse Oliveira.

Foram encaminhadas 82 sugestões às nove mesas disponíveis durante a consulta. Outras 83 questões foram depositadas nas urnas e 125,6 mil pessoas foram alcançadas nas mídias sociais (Twitter e Facebook).

O administrador da Regional Cajuru, José Ribeiro, disse que a consulta pública é um momento especial de contato da administração municipal com a população. “É muito importante quando a população comparece e apresenta suas reivindicações, que são olhadas com a maior atenção pela Prefeitura”, disse.

A Regional do Cajuru abrange cinco bairros: além do Cajuru e Uberaba, o Jardim das Américas, Guabirotuba e Capão da Imbuia.

Estiveram presentes no evento desta terça-feira os vereadores Dirceu Moreira, Chico do Uberaba, Helio Wirbiski, Beto Moraes, Mauro Ignácio, Tito Zeglin, Serginho do Posto, Geovane Fernandes, Pier Petruzziello, Jonny Stica, Chicarelli , Julieta Reis e Felipe Braga Côrtes. Também esteve no encontro o pároco da São Paulo Apóstolo, padre Cláudio Weronig.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca