A Secretaria Municipal da Educação está promovendo oficinas para orientar e incentivar os profissionais da educação a explorarem o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. São cursos nas áreas de imagem e vídeo, recursos do programa Office, criação de jogos e uso de editores de imagem online que integram a programação da Semana de Tecnologia (Sematec). O evento acontece até sexta-feira (28) no Centro de Formação Continuada da Educação, no Centro.
A Sematec é promovida pela Gerência de Tecnologias
Educacionais como uma das ações do projeto EduTecnologia, cujo objetivo é
inserir e aperfeiçoar as ações de tecnologia no cotidiano do profissional da
educação. O evento tem sido o ponto de partida para muitos profissionais que
têm vontade de trabalhar com recursos tecnológicos em sala de aula, como a
professora Priscila Markir Barth, da Escola Municipal CEI do Expedicionário, no
Novo Mundo.
Há três anos, após participar das primeiras formações na
área, a professora adotou recursos tecnológicos nas práticas desenvolvidas com
150 estudantes de turmas do 1º ao 4º ano, na oficina de Ciência e Tecnologia. A
partir da formação recebida, a professora iniciou atividades com edição de
texto, jornal eletrônico na escola, gravação e edição em áudio e vídeo. Câmeras
fotográficas, celulares, netbooks e outros equipamentos eletrônicos também
foram incluídos na realização das atividades.
“Ensinar com tecnologia é aprender a mediar conteúdo pelo
recurso, e isso sempre ciente de que o conhecimento precisa ser
contextualizado”, diz Priscila. O bom resultado com os estudantes a motivou a
professora a buscar mais formação e a ampliar as atividades de ensino
integradas à tecnologia. “Como esta área me interessa muito, percebo que com a
minha vivência outros professores também vão se interessando pelo assunto. Com
isso estamos propagando uma nova forma de pensar a tecnologia na educação”, diz
a professora.
Em 2014 a professora participou de formações da Sematec para
aperfeiçoar o trabalho com vídeo em sala. Neste ano, Priscila está
complementando a formação. “Temos a uma grande chance de aprofundar o
conhecimento em tecnologia, além de saber quais são as novidades na área, que
está sempre se inovando”, diz a professora.
Softwares livres
O que aprende na Sematec Priscila logo incorpora na proposta
pedagógica da escola. Na turma do 3º ano, por exemplo, os estudantes reforçam
em pesquisas pela internet o que aprenderam sobre gêneros textuais e usando
softwares livres os meninos e meninas exercitaram a construção de diferentes
tipos de textos, em forma de quadrinhos, tirinhas e charges. O gênero opinião,
por exemplo, foi aprendido com o auxílio de um recurso que permite a gravação
de arquivos de áudio, o podcast. Com eles as crianças gravaram entrevistas após
terem feito pesquisas e debatido o assunto.
O estudante Vitor Enzo Pedroso, de 9 anos percebeu logo como
os conteúdos podem se tornar mais interessantes a partir da associação dos
temas à tecnologia. Além dos recursos apresentados pela professora o estudante
tem buscado novos conteúdos fora da sala de aula. “Eu aprendo com a professora
e depois investigo mais em casa e acredito que com isso eu melhorei muito minha
atenção e vontade de aprender, principalmente as atividades de raciocínio”, diz
Vitor.
O estudante está aprendendo a fazer programação usando o
software Scratch e está desenvolvendo um jogo eletrônico baseado no aplicativo
Five Night at Freddy’s. A estudante Cauana dos Reis Ferreira, de 9 anos também
decobriu um talento, o de fotografar, usando as tecnologias para aprender. A
paixão da menina pela fotografia surgiu na sala de aula, quando a professora
usou o recurso para uma aula sobre o entorno da escola. “Eu amo fotografar,
aprendi a usar a câmera na escola e agora registro nossos trabalhos. É legal
para que os colegas se vejam em ação, estou fazendo o diário da escola”, diz
Cauana.
Cada vez mais presente na prática pedagógica o uso integrado
e contextualizado dos recursos tecnológicos digitais ao currículo tem
contribuído para o processo de ensino e aprendizagem. “As tecnologias avançam com
uma velocidade cada vez maior em todos os setores da sociedade e a educação não
pode ficar alheia a isso”, diz a gerente de Tecnologias Educacionais da
Secretaria Municipal da Educação, Fabrícia Gomes.
As edições da Sematec, iniciadas em 2013 e realizadas
anualmente, foram programadas para atender à demanda crescente de profissionais
da educação preocupados com as linguagens da tecnologia da informação e da
comunicação na sala de aula. “Se quisermos ser professores do nosso tempo
precisamos nos aperfeiçoar constantemente”, diz Fabrícia Gomes.
Com a finalidade de investir em tecnologia na área
pedagógica, a Secretaria Municipal da Educação promove ao longo de todo o ano,
cursos de formação para professores. O objetivo é contribuir para que os
profissionais se apropriem das ferramentas e conteúdos e incorporem as
tecnologias educacionais à rotina escolar.
A formação ministrada pelo Departamento de Tecnologia e
Difusão Educacional reúne cursos, oficinais, encontros presenciais e tutoria à
distância para capacitar os profissionais para um trabalho no processo de
ensino cada vez mais voltado à tecnologia. A equipe também é responsável pelo
Projeto Edutecnologia que oferece cursos rápidos, presenciais e a distância,
oficinas, palestras, vídeos educativos sempre com abordagens sobre como tornar
o dia a dia mais fácil usando aparelhos celulares, câmeras fotográficas,
computadores, aplicativos e demais tecnologias. Grande parte das informações é
repassada em vídeoaulas curtas, pela internet, por meio da página eletrônica do
projeto.
Os projetos para a formação continuada nesta área foram
apresentados como destaque no início deste mês durante a Conferência
Aprendizagem Móvel no Brasil: olhares locais e globais sobre as políticas
públicas e o futuro, realizada em Brasília (DF) pelo Centro de Estudos
Brasileiros da Universidade de Colúmbia.
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