quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Intervenção em vaga de estacionamento incentiva debate sobre uso do espaço público em Curitiba



O que é um parklet?  Setembro é o mês da bicicleta em Curitiba e o parklet será um espaço público como local de encontro e de convívio. Um local onde você pode sentar, ler, descansar... Quem sabe! Pode até ler um livro...
Quer saber como funciona? Clique em "leia mais" e veja toda a notícia.

Intervenção em vaga de estacionamento incentiva debate sobre uso do espaço público em Curitiba

Quem passar a pé no mês de setembro pela Avenida Cândido de Abreu terá um espaço diferente para descansar e relaxar alguns momentos antes de voltar ao trabalho ou a outra atividade.

Um parklet com bancos e bicicletário foi instalado em uma vaga do Estacionamento Regulamentado (EstaR), próximo ao cruzamento da Rua Heitor Stockler de França. O projeto foi desenvolvido pelo movimento CicloIguaçu e pela Bike Fácil, que produziu o mobiliário do parklet. A iniciativa de vaga viva tem apoio da Prefeitura de Curitiba, que cedeu a vaga de estacionamento através da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

“Desde 2007, setembro é o mês da bicicleta na cidade. A discussão da vaga viva já acontece em vários países do mundo e chega agora no Brasil, com várias cidades regulamentando projetos na área. A Prefeitura de Curitiba está em fase de estudos de uma legislação específica e, no momento, essas práticas temporárias ajudam a fomentar o debate, além de celebrar o espaço público como um local de encontro e de convívio”, diz o assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana, Jorge Brand, o Goura.

A Setran, em conjunto com entidades envolvidas com projetos de parklets, vai divulgar nossos próximos dias uma programação com outros locais de estacionamento de Curitiba que se tornarão vagas vivas durante o mês de setembro.

“É uma forma de conscientização da população sobre a utilização do espaço público. Instalamos o parklet na Cândido de Abreu e várias pessoas aprovaram a ideia, pois é legal ter uma minipraça dentro de uma vaga de automóvel. É uma iniciativa pedagógica, faz as pessoas refletirem sobre o tema”, afirma Yuri Reck, da Bike Fácil.


O pedreiro Dilsomar Pereira Pardinho estava passando pela Cândido de Abreu e resolveu parar um pouco no parklet para descansar e ler um livro. “Achei uma iniciativa muito Interessante, pois é um local onde você pode sentar, ler, descansar. É importante as pessoas às vezes poderem fugir do estresse do trabalho”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca