Situação de escolas da educação infantil também é alvo de
apuração
O Ministério Público do Maranhão, por meio das Promotorias
de Educação de São Luís, instaurou, no dia 10 de setembro, Inquérito Civil para
apurar o andamento da construção das creches do programa Brasil Carinhoso, que
seriam construídas pela gestão municipal em parceria com o Governo Federal.
No procedimento, os promotores de justiça Luciane Belo e
Paulo Avelar esclarecem que a Prefeitura de São Luís divulgou no início de 2014
a construção de 25 creches com recursos oriundos do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os membros do Ministério Público destacam que no dia 8 de
fevereiro do ano passado foi realizado o lançamento da pedra fundamental da
primeira das 25 creches, para marcar o início da construção da creche do bairro
da Cidade Operária, em terreno localizado na unidade 105 SE. Na solenidade, o
prefeito Edivaldo Holanda Júnior garantiu que a previsão para conclusão das
obras deveria ser em oito meses.
No mesmo Inquérito Civil (07/2015), as Promotorias de
Educação irão investigar as condições estruturais das escolas municipais que
oferecem a educação infantil em São Luís.
A portaria que instaurou o procedimento investigatório
revela que denúncias formuladas ao Ministério Público noticiam a precariedade
da estrutura física das escolas de educação infantil, como a Monsenhor
Frederico Chaves, Alberto Pinheiro, Gomes de Sousa, Manuela Varela, José
Gonçalves do Amaral Raposo, Mary Serrão Weverton, Primavera, Pedro Bertol e
Carlos Madeira.
Também motivou a medida das Promotorias de Educação o
relatório de atuação da Promotoria Comunitária Itinerante, instalada no bairro
do Santo Antônio de outubro de 2014 a janeiro de 2015, que registrou as
reclamações dos moradores sobre a carência de creche e de escola de educação
infantil nas comunidades da região.
Durante o Inquérito Civil serão coletados depoimentos,
perícias e outras diligências para apurar as irregularidades indicadas, que
poderão basear o ajuizamento de Ação Civil Pública.
(Fonte e texto - MPMA)
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