A Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (26) um mutirão,
com as empresas prestadoras de serviço, para troca das lâmpadas queimadas na
cidade. A prioridade será dada para as demandas represadas na Central 156.
Atualmente, existem 678 solicitações pendentes de pontos queimados em Curitiba.
Alguns, inclusive, sem resposta desde abril de 2016.
A proposta é seguir com o mutirão para reduzir os pedidos
em atraso e atender as novas solicitações no prazo de 48 horas. “A orientação
do prefeito Rafael Greca é acelerar o atendimento às solicitações do 156,
exigindo o cumprimento dos indicadores previstos nos contratos de manutenção.
Nossa meta é melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos aos
curitibanos”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e
Infraestrutura, Eduardo Pimentel.
Ele explica que a prioridade será a inspeção e manutenção
programadas nos pontos apagados nas vias de trânsito rápido e vias arteriais,
de grande fluxo de veículos, e também nas vias de circulação do transporte coletivo.
Rondas noturnas
O secretário anunciou ainda que Curitiba voltará a ter as
rondas noturnas de inspeção para fiscalização dos pontos apagados com equipes
do departamento de Iluminação e das empresas contratadas para manutenção.
“As rondas noturnas são importantes para identificar o
maior número de pontos apagados sem que os curitibanos tenham que solicitar a
manutenção pelo 156”, afirmou Pimentel.
Sistema
O sistema de iluminação pública de Curitiba é composto
por 160 mil pontos de luz, em logradouros públicos, ruas, avenidas, praças,
parques, jardinetes e sistemas especiais de iluminação cênica.
Em 2016, por falta de gestão, Curitiba chegou a ter mais
de 1,5 mil solicitações pendentes de troca de iluminação.
De acordo com o atual contrato vigente, a iluminação
pública de Curitiba é dividida em três lotes por regionais: o lote 1 tem Matriz
e Boa Vista com 270 pontos apagados; o lote 2, Santa Felicidade, Portão e CIC
com 185 pontos apagados; e o lote 3, Cajuru, Boqueirão Bairro Novo, Pinheirinho
e Tatuquara com 223 pontos apagados.
O lote 1 é administrado pela empresa Empoel e os lotes 2
e 3 pela empresa Lumi.
Parques e praças
Desde o início do ano, a Prefeitura reforçou os serviços
de iluminação pública na cidade, com destaque para parques e praças.
Além da retomada dos trabalhos de recuperação dos postes
ornamentais republicanos da cidade, o Departamento de Iluminação Pública já
melhorou a iluminação do Bosque Alemão, Praça da Espanha e está trocando o
cabeamento e as luminárias no Jardim Botânico, atração turística mais visitada
de Curitiba.
Com mais de um milhão de visitantes por ano, o local
ficou quase no escuro em 2016, após o roubo dos equipamentos de iluminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.