Este é um assunto delicado...
A CAEMA é a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão... É a nossa empresa da Água e do Esgoto, com dívida pública nas alturas.
No início deste ano (nos primeiros dias de janeiro), o presidente da Companhia, Davi Telles, em artigo, faz um balanço do que realizou à frente do órgão.... Será que foi assim mesmo?...
Leiam:
Dois anos de avanços na Caema
Escrito por Davi Telles, presidente da Companhia de
Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema)
No dia 6 de janeiro, fez dois anos de nossa posse dada pelo Conselho de Administração na Presidência da CAEMA, após ter sido honrosamente convocado pelo Governador Flávio Dino para exercer esta missão. Desde então, temos trabalhado para que a Companhia volte a prestar serviços de qualidade à população maranhense.
Buscando implementar uma gestão eficiente, no fim de
nosso primeiro ano deflagramos o Planejamento Estratégico da empresa e
avançamos em inúmeros aspectos que demonstram a evolução necessária e esperada
para a Companhia, dentre os quais, destacaremos os seguintes.
CONCESSÕES – Um marco importante para o saneamento no Maranhão foi a recente renovação do contrato com o Município de Imperatriz obedecendo aos parâmetros estabelecidos pela Lei de diretrizes nacionais para o saneamento básico (11.445/2007).
Avançamos também nas tratativas e providências jurídicas
para a renovação do contrato com o município de São Luís visando a continuação
da prestação de serviços de qualidade.
Além disso, a CAEMA e a Secretaria das Cidades hoje oferecem
estrutura contínua para suporte técnico na elaboração de planos municipais de
saneamento básico, instrumento de responsabilidade das municipalidades e sem os
quais não é possível formalizar as concessões como prevê a legislação.
POLÍTICA DE ACORDOS – Na seara dos acordos judiciais,
tivemos resultados importantes para a Companhia. O Acordo do Rio Parga com a
Promotoria Estadual do Meio Ambiente, fruto da retirada de lançamentos de
esgotos in natura no rio já realizada, por exemplo, irá garantir, em breve, a
sua completa despoluição. Ainda tratando sobre esgotamento sanitário, firmamos
também acordo amplo na Justiça Federal a partir de cronograma para as obras na
capital, o que já estamos cumprindo com trabalho intensivo e com destaque para
a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais. Entre outros, é de se
ressaltar também o acordo firmado com a Defensoria Pública Estadual para
garantir a cobrança de faturas por estimativa até que seja concluído o programa
de instalação de hidrômetros na Capital.
JURÍDICO – No âmbito jurídico, a Companhia tem agora
rotinas internas mais bem elaboradas com a criação de um sistema de organização
interna que otimizou o trabalho do setor. Ressalte-se, também nesta seara, a
redução substancialmente custos com a diminuição dos valores dos contratos de
serviços jurídicos prestados por escritórios contratados.
CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Ainda na área do
Planejamento Estratégico, foram realizadas reuniões presenciais, com
participação da Diretoria, em todas as 14 Gerências de Negócios e na sede,
junto a praticamente todos os nossos empregados, para estabelecer metas de
trabalho e unificação de procedimentos e serviços, visando à apresentação de
vetores que definem o trabalho de toda a equipe.
COMUNICAÇÃO – Fortalecemos a Comunicação, tanto interna
como externa, com a criação de informativos eletrônicos, otimização dos espaços
de notícias internas, além de monitoramento da Companhia na mídia. A partir do
fortalecimento do setor, a noticiabilidade de nossas obras nos veículos
impressos, televisivos e na internet tornou-se mais expressiva, trazendo ao
público nossos resultados e possibilitando um maior suporte ao usuário.
DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO POPULAR – Seguindo a lógica da
participação popular determinada pelo Governador Flávio Dino, ouvimos as
necessidades da população mediante diversas audiências públicas realizadas em
comunidades da capital e do interior, para apresentar os projetos de
abastecimento e tratamento de esgoto realizados pela Companhia e conhecer as
necessidades emergenciais da população.
Deste modo, estamos ainda mais voltados para conquistar a
satisfação de nossos usuários, prova disso é que nossa Ouvidoria foi
reconhecida pela Secretaria de Transparência e Controle pelo seu trabalho de
atendimento ao público e respostas às demandas encaminhadas ao setor.
GESTÃO DE PESSOAS, ADMINISTRATIVA E DE TECNOLOGIA – No
âmbito da gestão administrativa e de recursos humanos, o contato de
videomonitoramento para garantir mais segurança aos funcionários e usuários e o
controle de frequência por meio do ponto eletrônico já estão em fase de
implantação para um melhor aproveitamento de atividades dentro do horário de
trabalho.
Instituímos também o Núcleo de Processo Administrativo
Disciplinar (NUPAD) para apurar eventuais desvios de conduta e punir os
envolvidos.
Entre muitas ações na área de tecnologia, ressalta-se a
implantação de um Sistema de Gerenciamento de Contratos totalmente desenvolvido
por funcionários da casa que estará funcionando em poucas semanas.
No campo motivacional, promovemos Rodas de Diálogos entre
os empregados e criamos o “Espaço do Caemeiro” que divulga os talentos aqui
existentes. Campanhas de Doação de Sangue, Outubro Rosa, Novembro Azul,
Campanha de Dia das Crianças e Natal, dentre outras, também foram desenvolvidas
para melhorar o clima organizacional, assim como comemorações de Carnaval, São
João, Aniversário da CAEMA e a celebração dos aniversariantes mensalmente, tudo
com baixo custo para realização.
REDUÇÃO DE CUSTOS – Visando a sustentabilidade financeira
da empresa, geramos enorme economia quando reduzimos nossos custos de energia
em quase R$ 3 milhões por mês (cerca de 40%), a partir de ações de melhoria na
gestão dos contratos de demanda, adesão a resolução para isenção de ICMS e
aplicação do desconto de 15% nas contas de energia para empresas de saneamento,
que não era cumprido anteriormente.
Contratamos também serviço de auditoria na folha de
pagamento que já começa a apresentar seus primeiros relatórios.
Além disso, promovemos cortes em todas as naturezas de
contratos, chegando a diminuições de até 80% em certos casos. Vale ressaltar
que dentro da meta do Governo do Estado para redução de R$ 100 milhões em
custeio, 1/4 dessa redução foi de responsabilidade da CAEMA (R$ 25 milhões),
conquistada a partir da redução de energia e de contratos.
POLÍTICA COMERCIAL E ARRECADAÇÃO – Na área comercial, a
arrecadação da empresa aumentou progressivamente e teve seu ápice com a marca
histórica de R$ 34,2 milhões em dezembro de 2016, o que significa mais
investimentos no saneamento básico do Estado.
Superando muita resistência dos usuários, conseguimos
instalar aproximadamente 20 mil hidrômetros em São Luís e concluímos a
licitação para a aquisição de outros 445 mil hidrômetros.
Consolidamos também nossas políticas de negativação de
devedores. Nos últimos 12 meses, negativamos exatos 221.872 usuários, o que
contribuiu muito para a contenção da inadimplência e maior engajamento de
clientes. Deflagramos também no último mês uma grande campanha de negociação de
dívidas, em que resgatamos pagamentos antigos e mobilizamos consumidores,
movimentando cerca de 4 milhões e meio de reais em apenas 1 mês.
OPERAÇÃO DA ÁREA FINALÍSTICA – Na área operacional,
realizamos estudo científico e elaboração do Diagnóstico Propositivo dos quase
150 sistemas, identificando problemas, necessidades e potencialidades dos
parques fabris da Companhia. Nesse mesmo sentido, providenciamos a otimização
da operação dos equipamentos de esgoto que, dentre outros efeitos, gerou a
retomada das condições de balneabilidade das praias de São Luís. O grande
exemplo disto foi a obra da Daniel de La Touche, na qual substituímos a linha de
esgoto antiga de mais de 2 km de extensão, implantada em 1984.
Para o próximo biênio, estamos em fase de conclusão da
contratação de serviços de suporte para a implantação de moderno centro de
controle operacional que irá garantir maior confiabilidade às intervenções nos
sistemas, além da já contratada consultoria para promoção da eficientização
energética dos equipamentos da empresa.
OBRAS – Por fim, alcançando o nosso eixo de obras e meio
ambiente, entregamos a Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, uma das
maiores do Nordeste e com capacidade para tratar 700l/s de esgoto, beneficiando
350 mil moradores de 48 bairros da capital, a partir da interceptação de
esgotos nos Rios Pimenta, Parga, Claro, boa parte da margem direita do Rio
Anil, além de diversos córregos e manguezais. Já foram instalados quase 100 km
de redes coletoras/interceptores novos.
Em fase final de execução, também temos as intervenções
para a supressão dos pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen, a
última etapa da obra da ETE Anil e de 12 elevatórias de esgoto que, somadas à
recuperação de 17 elevatórias de esgoto de São Luís e ETE Jaracaty (em fase
elaboração de projeto licitado em 2016), irão garantir a manutenção da
balneabilidade das praias.
Pelo Plano Mais IDH, a cidade de Primeira Cruz teve sua
obra entregue em maio/2015. Outros 8 municípios contemplados pelo programa já
estão em obras para a implantação de sistemas de água universalizados, sendo 5
em fase de conclusão. Além disso, mais 5 já tiveram ordem de serviço emitida e
3 estão em processo de licitação. As demais já estão em fase de preparação de
processo licitatório. Todas as obras serão entregues neste primeiro semestre.
Dentro do Programa de Recuperação de Sistemas, dois
muncípios já possuem
obras em execução, sete estão em licitação e 42 seguem
criterioso cronograma estabelecido de visitas técnicas, conclusão de projetos e
entregas. Vale ressaltar que retomamos o processo de elaboração de projetos por
profissionais da casa, valorizando nossos capacitados funcionários – os mais
experientes e os novos contratados – evitando, assim, custos extras, erros de
projeto e perda de agilidade.
Estamos licitando também a obra de substituição,
implantação e setorização de redes das zonas 1 (região central) e 2 (região do
anil) de São Luís.
Por outro lado, entregamos quase 30 poços para contribuir
com o abastecimento de bairros da capital e do interior, além de termos
recuperado 12 dos sistemas Sacavém e Paciência, garantindo a melhoria do
abastecimento de água nas regiões adjacentes.
Para a recuperação do sistema de abastecimento de
Imperatriz, a licitação já foi concluída e a obra tem previsão de início ainda
no mês de janeiro. Na mesma cidade, está em franca execução a obra de
implantação de rede de esgoto do bairro Bacuri, um antigo clamor do bairro que
beneficiará cerca de 10 mil moradores.
Tutóia, por sua vez, receberá, em poucas semanas, um
sistema de abastecimento de água para resolver o gravíssimo problema existente
há décadas. Em Chapadinha, retomamos as obras em 2015 e entregamos vários
componentes do sistema de abastecimento do município.
MEIO AMBIENTE – De forma inédita, implantamos uma
política ambiental focada em aspectos econômicos, socioambientais e
operacionais da Companhia, além da capacitação de funcionários em todas as
regiões do estado com base na Política Ambiental lançada na Semana da Água de
2016. Fruto disto, e com apoio do grupo técnico formado pela CAEMA, UFMA,
AGEMA, ABES, SENGE, CREA, ACIB e ONG ECOBELLA, produzimos um inédito documento
sobre ações de sustentabilidade para o Parque Estadual do Bacanga, com foco no
Sistema Sacavém.
2017 será um ano vital para a CAEMA, com muito mais
avanços de gestão e uma quantidade de entregas de obras inédita em tão curto
tempo.
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