domingo, 16 de abril de 2017

Coluna do Jersan

A LISTA E A LIÇA


Jersan Araújo

Os depoimentos de representantes da Odebrecht deixam claras as sangrias registradas nos governos de Lula e Dilma, que vitimaram especialmente, a Petrobrás. São bilhões de reais subtraídos dos contribuintes brasileiros que, com sacrifício pagam os seus impostos mês a mês. E, a bem da verdade, impostos a preços elevadíssimos. Significa que o bolso da população é sacrificado para atender a ganância de políticos que, para se manterem no poder metem a “mão grande” nas verbas públicas.
E lamentavelmente, em 2018 eles devem concorrer às eleições caso o projeto da tal “lista fechada” seja aprovado. Sim, porque integrando a lista eles não aparecerão publicamente para pedir votos. Os partidos farão isso e o eleitor menos avisado vai acabar votando e elegendo ou reelegendo os que estiverem nos primeiros lugares da famigerada lista. Estamos fazendo esse alerta por uma razão simples: até outubro de 2018 a Justiça provavelmente não julgará todo esse amontoado de inquéritos pelos quais respondem os deputados, senadores, ex-presidentes da República e demais envolvidos nesse vergonhoso e repugnante episódio. E, como já foi dito, não havendo condenados não haverá inelegíveis.
Poucos como o governador Flávio Dino (PCdoB-MA) antecipou a sua defesa, através de documento, provando que não participou do crime perpetrado na Câmara dos Deputados, relacionado à aprovação de projeto que beneficiaria a Odebrecht.
Todos os demais citados se limitam a negar o seu envolvimento, afirmando “que todas as doações recebidas por eles foram legais e de acordo com a legislação vigente” à época. Ou simplesmente dizem que nunca receberam doações das empresas que os corromperam e que não conhecem seus dirigentes. Cara de pau! Quanto a nós outros da imprensa livre e independente, continuamos na Liça denunciando os corruptos e defendendo os interesses da Nação, especialmente dos oprimidos e discriminados pelos poderosos.

LOBÃO

O senador Edson Lobão (PMDB-MA) é um dos que juram de pés juntos, que nunca pediu propina “pelos serviços prestados” a favor da Odebrecht e de nenhuma outra empresa “ajudadas” por ele nos contratos firmados com o governo federal para executar obras bilionárias no país e fora dele. As investigações – diz ele – vão chegar a essa conclusão. Diz-se tranqüilo...

SARNEY

Acusado, juntamente com Renan e Jucá de travar ou conter os trabalhos da Operação Lava Jato, em que pese aparecer concordando com a iniciativa em gravações em poder da Justiça, nega tudo e tenta alterar o sentido contido na gravação. Agora aparece, também, como beneficiário de vantagens financeiras ilegais, durante a construção da rodovia Norte – Sul. Ele nega tudo.

AÉCIO

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves também foi citado por delatores como recebedor de dinheiro ilegal em benefício dele e de outros candidatos do partido em 2010 e 2014. “Todas as doações recebidas foram por via legal” – garante.

SÃO JOÃO BATISTA

A prefeitura de São João Batista, através da CPL realizou 15 licitações, por determinação do prefeito João Dominici. Todas elas foram embargadas pelo promotor e o juiz deferiu as ações do MP. O município recorreu da decisão de 1ª instância e o impasse continua. Trata-se de licitações para a compra de combustível, reforma de prédios escolares contratação de empresa de limpezas, contratação temporária de pessoal, dentre outras. Em razão do problema os ônibus escolares também pararam e os alunos se dizem prejudicados. A Procuradoria Geral do Município e a assessoria Jurídica estudam meios em busca de solução dos problemas em pauta desde o início da atual gestão.
Enquanto isso, o TCE – Tribunal de Contas do Estado – considerou inadimplente varias prefeituras que não prestaram contas do exercício financeiro de 2016. O ex-prefeito de São João Batista está incluído na lista. “Só falta responsabilizarem o prefeito João Dominici por isso” – ironizou um joanino.

PROPAGANDA

Na última sexta-feira passei o dia em casa refletindo sobre a vida e assistindo televisão. Propaganda partidária e do Governo do Estado ocuparam grande espaço. Só na TV dos Sarney conferir mais de 20 (vinte) inserções de propagandas do governo de Flávio Dino voltadas para o Porto do Itaqui e restaurantes populares. Mesmo nunca ter trabalhado nessa área da comunicação, sei que o governo está gastando uma grana alta para divulgar suas ações. Menos, governador, menos!    

ACUADO

Já o prefeito Edvaldo Holanda Junior esta acuado, sem ter o que divulgar. Talvez por isso diariamente esta sendo criticado pelo maior sistema de televisão, rádio e jornal do Maranhão. Quem manda não trabalhar?... Os hospitais sem leitos e sem medicamentos retratam a situação da má gestão da prefeitura.

OS BLOGS

Alguns blogs divulgaram na semana passada que o a oposição mandou fazer pesquisa de opinião no estado e constatou que Roseana venceria a eleição de Flávio Dino se a eleição fosse hoje. Acrescentou um desses blogs que a pedido da própria Roseana os números da pesquisa não seriam publicados. Parece mutretagem...

FELICIDADE

A coluna aproveita para desejar a todos os brasileiros uma feliz Domingo de Páscoa. E que os políticos corruptos que sangraram os cofres públicas reflitam sobre a sua vítima (o povo brasileiro) e peçam perdão a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca