segunda-feira, 28 de maio de 2018

O Menino do Rio


Minha crônica das 12 horas

Hélcio Silva

(28 / 05 / 2018)

Não sei precisar quando. Estou tão longe do tempo, distante da época!

Talvez!...quem sabe!... Um dia lembrarei!!!

O Rio Itapecuru, tão abundante de águas, de perene existência, ameaçava secar...

Dantes, de lá de muito antes, suas águas eram meios de transporte..., águas navegáveis, entre Rosário e Caxias - principalmente!...

O Rio transportava gente e produção!

Veio o Menino do Rio, como anjo a avisar... e disse:

“Lutai pela ferrovia, pois o Rio está a secar, ficará sem condições de navegabilidade, croas de areia elevar-se-ão ao longo de seu leito. As nossas embarcações não mais poderão carregar a produção do Estado. Urgente se torna necessária uma nova alternativa de transporte.”

Eleito presidente do Brasil em 1906, Afonso Pena (Afonso Augusto Moreira Pena) veio ao Maranhão a convite do nosso então governador Benedito Leite, já com sua proposta de luta pela construção da estrada de ferro...

O Menino do Rio apareceu pela segunda fez para dar força ao governador!...

O presidente Afonso Pena, ao chegar ao Maranhão, incluiu no seu programa ir de lancha a Caxias, pelo Itapecuru, para ver as condições de navegabilidade do rio.

A lancha saiu de Rosário e levou o presidente em companhia do governador Benedito Leite... O Menino do Rio – invisível aos olhos humanos – foi sentado na popa da lancha.

Conta-se que Benedito Leite, o grande idealizador e sonhador da Estrada de Ferro, assustando-se com a velocidade da lancha pelas águas do Rio, foi até ao maquinista e pediu: “Não apresse tanto assim senão perdemos a estrada de ferro”.

E assim foi realizado o sonho da construção de nossa estrada de ferro...

Mas, depois de tantos bons serviços prestados ao Maranhão, ao povo do Maranhão e à economia maranhense, a estrada de Ferro São Luís-Teresina foi desativada por decisão do general Juarez Távora, então Ministro da Viação e Obras Públicas do Brasil, classificando a nossa ferrovia como imprestável e deficitária.

O Maranhão perdeu a sua Estrada de Ferro mais importante... Muito importante também para o Estado do Piauí e para o Nordeste Brasileiro.

Com essa crise que o Brasil passa hoje, com a greve dos rodoviários, estamos a ver que os governos erraram não investindo no transporte ferroviário...

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