Minha crônica das 12 horas
Hélcio Silva
(28 / 05 / 2018)
Não sei precisar quando. Estou tão longe do tempo, distante
da época!
Talvez!...quem sabe!... Um dia lembrarei!!!
O Rio Itapecuru, tão abundante de águas, de perene
existência, ameaçava secar...
Dantes, de lá de muito antes, suas águas eram meios de transporte..., águas navegáveis, entre Rosário e Caxias - principalmente!...
O Rio transportava gente e produção!
Veio o Menino do Rio, como anjo a avisar... e disse:
“Lutai pela ferrovia, pois o Rio está a secar, ficará sem
condições de navegabilidade, croas de areia elevar-se-ão ao longo de seu leito.
As nossas embarcações não mais poderão carregar a produção do Estado. Urgente
se torna necessária uma nova alternativa de transporte.”
Eleito presidente do Brasil em 1906, Afonso Pena (Afonso Augusto
Moreira Pena) veio ao Maranhão a convite do nosso então governador Benedito
Leite, já com sua proposta de luta pela construção da estrada de ferro...
O Menino do Rio apareceu pela segunda fez para dar força ao
governador!...
O presidente Afonso Pena, ao chegar ao Maranhão, incluiu no
seu programa ir de lancha a Caxias, pelo Itapecuru, para ver as condições de
navegabilidade do rio.
A lancha saiu de Rosário e levou o presidente em companhia
do governador Benedito Leite... O Menino do Rio – invisível aos olhos humanos –
foi sentado na popa da lancha.
Conta-se que Benedito Leite, o grande idealizador e
sonhador da Estrada de Ferro, assustando-se com a velocidade da lancha pelas
águas do Rio, foi até ao maquinista e pediu: “Não apresse tanto assim senão
perdemos a estrada de ferro”.
E assim foi realizado o sonho da construção de nossa
estrada de ferro...
Mas, depois de tantos bons serviços prestados ao Maranhão,
ao povo do Maranhão e à economia maranhense, a estrada de Ferro São
Luís-Teresina foi desativada por decisão do general Juarez Távora, então Ministro
da Viação e Obras Públicas do Brasil, classificando a nossa ferrovia como imprestável e deficitária.
O Maranhão perdeu a sua Estrada de Ferro mais importante... Muito importante também para o Estado do Piauí e para o Nordeste Brasileiro.
Com essa crise que o Brasil passa hoje, com a greve dos
rodoviários, estamos a ver que os governos erraram não investindo no transporte
ferroviário...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.