O BRT DO ARAÇAGY
Por Luiz Figueiredo
As avenidas entre o Alfaville e o Olho D'ÁGUA são amplas e com seis e quatro pistas que oferecem um bom escoamento para o tráfego dessa região, na grande maioria formada por veículos de pequeno porte, e ônibus em número bastante pequeno.
O horário de pico que causa algum transtorno para quem transita por ali é no horário de 6:45 às 7:15, em frente ao Colégio Marista na chegada dos alunos.
Após esse horário tudo flui normalmente sem nenhuma dificuldade para os motoristas.
Os ônibus em pequena quantidade, como já foi dito, são das praias do Araçagy e Raposa, e da Vila Pirâmide que também trafegam nessa via.
Jamais alguém viu ou comprovou um grande movimento de ônibus enfileirados capaz de justificar a implantação de uma uma via exclusiva para o BRT.
Os grandes eixos que realmente precisam dessa interversão são formados pelas Av Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, Africanos, a MA 201, e até mesmo a Av dos Holandeses, no trecho Ponta D'areia-Olho D'ÁGUA.
Em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte onde já existente esse facilitador da mobilidade urbana, é perfeitamente correto os grandes investimentos realizados, face a quantidade de ônibus nessas cidades.
Os governantes devem planejar definindo prioridades e usando o bom senso.
Quanto desperdício, quanta perda de materiais, asfalto, luminárias, postes, fiação, enfim demolição de uma obra pronta. Só árvores adultas principalmente ipês, agora floridos, chega a quatrocentas, muitas plantadas por moradores.
Na verdade o que deveria ter sido planejado seria a implantação de mais duas pistas da descida para a praia do Araçagy até o Olho D'ÁGUA, prolongado a avenida já existente, e assim teríamos uma excelente solução.
O custo desses serviços seria reduzido a aproximadamente à metade e a outra parte seria utilizada na recuperação das ruas dos bairros adjacentes à essa avenida, onde existe um verdadeiro caos formado por buracos e vias intrafegáveis.
Assim acredito que a população ficaria muito bem servida e satisfeita.
A região de praias compreendida da Ponta da Areia a Raposa ainda não necessita de uma intervenção dessa magnitude. A ampliação de mais um trecho da litorânea seria uma solução mais adequada.
A Av Litorânea por si já seria uma grande saída para melhoria desse corredor urbano interligando com a Holandeses.
O BRT pode estar sendo executado por influência de empreiteiras, de gestores que não estão sabendo definir prioridades ou simplesmente por vaidade governamental.
Pode ficar bonito mas seria obra para daqui há dez anos.
Administrar é também evitar desperdício, é planejar com racionalidade.
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