sexta-feira, 7 de maio de 2021

Artigo de Dom Eurico dos Santos Veloso

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA


Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)


“Ninguém terá a Jesus Cristo por irmão, que não tenha a Maria Santíssima por Mãe.” (São Francisco de Sales)


Mês de maio é o Mês de Maria, a qual é o tempo de recordar a presença amorosa da Virgem Santíssima. Mês mariano onde além de celebrar as Festas e Solenidades do Tempo Pascal, vivenciamos com carinho e louvor Nossa Senhora, através da reza do terço, da coroação da imagem e no dia 31 de maio, onde celebramos a Festa Litúrgica da Visitação de Maria a Isabel.

“Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus” (Santo Agostinho), por isto a importância deste mês dedicar-se àquela que deve ser amada pelo exemplo de coragem, amor e fé em dedicação a realização dos Planos de Deus, afinal, sem o “sim” de Nossa Senhora, não haveria a concretização da Encarnação de Cristo, por meio do Espírito Santo, e fazer-se humano como cada um de nós.

E este ano de 2021, somos convidados a vivenciar de uma maneira mais profunda a meditação do Terço. A proposta do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização é que, rezemos o terço a cada dia deste mês voltado aos 30 Santuários dedicados a Virgem Maria, onde cada qual terá uma intenção diferente a serem rezados nestes lugares santos, com o ápice pelo fim da pandemia e a retomada da vida social e de trabalho. Afinal, “as orações de Maria Santíssima junto a Deus têm mais poder junto da Majestade Divina que as preces e intercessão de todos os anjos e Santos do Céu e da Terra (Santo Agostinho)”.

Que este mês voltemos o nosso coração com bastante amor e piedade a Memória de Nossa Senhora, com os seus inúmeros títulos dados por todo o mundo. Cultivando nossa devoção àquela que é a precursora da Fé dos Cristãos. E que possamos sempre nos recordar que “o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé.”

Nossa Senhora, Mãe de Deus, rogai por nós!

Saudações em Cristo Ressuscitado! Aleluia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca