segunda-feira, 16 de outubro de 2023

A fumaça que sufoca Manaus

Manaus é sufocada pela fumaça

Li este aviso, sentado aqui em pedras de Upaon-açu, pedras que choram e pedem socorro, pelo Amazonas!..., mas o governo silencia... Manaus chora...

Eis o aviso que li..., em um texto de um jornal do Amazonas, em leitura na manhã de hoje, em um texto publicado dia 11, quarta-feira, com Manaus tomada pela poluição:



“Tomada pela poluição, a cidade é a segunda pior do mundo para respirar, segundo monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental da Universidade Estadual do Amazonas. População relata incômodos, prejuízo às atividades e problemas de saúde, enquanto autoridades se omitem nas responsabilidades e providências (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real)”.

*****

Li outro texto sobre a quarta-feira, do dia 11...

Releio o texto:

Manaus vive nesta quarta-feira (11) um dos piores dias em relação às consequências de queimadas no Amazonas. Encoberta por uma fumaça intensa, que se alastra por todas as regiões, a cidade está sufocando. As cenas de Manaus tomada pela poluição se repetem desde o começo de setembro e, agora, o problema leva a cidade a ser considerada o segundo pior lugar do mundo para respirar. 

De acordo com o monitoramento do aplicativo Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar (EducAir), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a qualidade do ar na atmosfera da capital é considerada péssima. 

Ainda segundo o aplicativo, os pontos mais críticos de poluição foram localizados nas proximidades dos bairros Compensa, Aparecida, Colônia Oliveira Machado e Morro da Liberdade, com índices ultrapassando o 400 MP2,5 (ug/m3).

A capital amazonense perde apenas para o condado de Siskiyou, na Califórnia (EUA), que registrou níveis alarmantes de 748 µg/m³, por causa de incêndios florestais. O condado americano é, nesta quarta, o pior lugar do mundo para respirar. 

“A fumaça que a gente tem em Manaus nas últimas semanas é, em grande parte, decorrente das queimadas que acontecem no entorno da cidade. Claro que de outras regiões também pode vir, mas vindo de regiões mais distantes essa camada de poluição vai estar um pouco mais em  altitude na atmosfera. A fumaça que a gente respira ao nível do solo é muito provavelmente vinda da região metropolitana”, explica o professor Rodrigo Souza, coordenador do projeto Selva/EducAir da UEA.

*****

Pela notícia que tenho, pelo acompanhamento que faço, nada melhorou...

O Brasil precisa continuar sua luta pela Amazônia...

Nossas preces pelo Amazonas são forças divinas!

Oremos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca