segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Coluna de São João Batista, por Hélcio Silva - (12 / 08 / 2024)


Coluna de São João Batista

Hélcio Silva  

(12 / 08 / 2024)...

*****


São João Batista: o inicio de tudo...

Todos os que nasceram naquela época e viveram aquela época na gleba de terra denominada PONTA já eram joaninos, antes de São João!

A hoje de agora cidade de São João Batista nasceu e teve sua origem  nas terras de PONTA, uma gleba de imenso território de propriedade, à época, do Major Raimundo Marques Figueiredo, marcado na história e pela história como fundador da cidade.

Os primeiros habitantes da gleba foram: Francisco Américo de Araújo, comerciante e senhor de engenho de moer cana-de-açúcar, Caetano Costa, figura de destaque na agricultura; Salustiano José da Serra, primeiro comerciante de “Ponta” em cujo comércio a população da área se abastecia; Joana Ferreira, senhora de grandes propriedades; José Bertolo de Carvalho, propriedade de terras; João Batista de Carvalho, agricultor de grande destaque na região. Com eles - pioneiros - tudo começou...

As primeiras professoras...

Foi na casa do Sr. João Batista de Carvalho, esse importante agricultor da região, que foram morar as primeiras professoras normalistas nomeadas pelo governo. Diz a notícia de um texto pesquisado: Convém ressaltar que em sua casa (casa de João Batista de Carvalho) residia e lecionava a primeira professora normalista, Dona Adalgisa, que teve uma atuação destacada no magistério, preparando o futuro intelectual de São João Batista, como também sua irmã Dona Agripina nomeada pela sede de São Vicente Ferrer. Essas duas ilustres professoras foram nomeadas pelo governador Herculano Parga.

Quem foi Herculano Parga?


Herculano Parga

Herculano Nina Parga foi governador do Maranhão entre 1º de março de 1914 e 20 de março de 1917... O governador Herculano Parga nasceu em São Luís no dia 20 de junho de 1873 e morreu no dia 26 de outubro de 1931, aos 58 anos de idade. Não tenho conhecimento se há, em São João Batista ou em São Vicente, uma só Escola com seu nome. Bem que merecia!... Herculano Parga era do PRM - Partido Republicano Maranhense - com forte força política em todo Estado do Maranhão.

A grande estiagem

Em 1919, a baixada Maranhense foi vítima de uma grande estiagem. Isso chegou a causar preocupação e prejuízo em toda região, sendo a área, onde hoje é o município de São João Batista, a mais prejudicada, mais atingida pela seca.

Preocupado com a grave situação, o Major Raimundo Marques Figueiredo, pessoa de destaque na região e muito católico, precisava fazer alguma coisa, e apostou na fé: Prometeu mandar celebrar uma missa campal em “Ponta”, assim que a situação fosse normalizada com a chegada das chuvas. Em abril, quando começaram as primeiras chuvas, a situação se normalizou e a promessa foi cumprida. A missa foi celebrada pelo Monsenhor José Braúlio Nunes, vigário de São Vicente Férrer e amigo do Major.

Dado o sucesso da festa e do ato religioso que atraiu muita gente de todo o município e de municípios vizinhos, ficou acertado entre o o Major Figueiredo e o Monsenhor Bráulio a construção de uma capela e o Santo escolhido foi “São João Batista”, que mais tarde deu o nome à cidade.

Conto depois...

Muitas coisas ainda há que serão contadas na Coluna sobre a história de São João Batista: as histórias do ontem e as historia do hoje, inclusive sobre o porto da Raposa... e os fatos da eleição desta ano, entre Mecinho, Mayara e Carlos Figueiredo. Tudo no seu tempo!... como revelar também o nome de quem transportou as primeiras imagens, vindas de São Luis, para a primeira igreja de São João: um jovem, na época.

Os candidatos de hoje... 

São João Batista é uma cidade que respira política; mas os políticas de lá fazem pouco, muito pouco, pelo cidade, pelo município. O problema da segurança pública, por exemplo, é preocupante. Hão de dizer que a segurança pública não é responsabilidade de prefeito nem de vereadores; mas é sim, como é do promotor de justiça, do delegado, do destacamento da policia militar, dos vereadores e do juiz da cidade.

O cuidado com a cidade...

Todas essas autoridades que citei, municipal ou estadual, têm compromisso com a cidade. Todos precisam saber disso; até o eleitor precisa saber votar; pois, votando certo, ele cuida da cidade.

O exemplo é geral...

O exemplo citado acima é para todos os municípios do Brasil: é no município que nasce a cidadania.

O tambor não começou...

Parece que os candidatos à prefeitura de São João Batista continuam dormindo o sono das convenções. Precisam ir às ruas, praças e povoados. O povo precisa conhecer as propostas de cada um para os próximos 4 anos.

Vou acompanhar os passos da eleição de São João Batista, mesmo com as dificuldades em conhecer todos os fatos.

E o Tonho, sim, o Tonho, vai pra luta, mesmo não sendo candidato?

Aliás, insistindo na pergunta, sem querer provocar, quais são os caminhos, nesta eleição, do amigo Tonho Figueiredo, médico, que foi prefeito da cidade?  

*****

Boa tarde meus amigos e minhas amigas do Maranhão

Até mais ver!

Meu nome é Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais do que Hélcio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca