terça-feira, 27 de agosto de 2024

Segurança Pública para São João Batista - Texto de Hélcio Silva


Segurança Pública para São João Batista

Texto de Hélcio Silva

(27 / 08 / 2024)

No meu artigo de ontem - Segurança e eleição - destaquei que um dos graves problemas do Maranhão, em nossos dias, desses tempos nossos, é a segurança pública: não há paz onde a violência domina e manda.

Disse mais: tudo começa nos municípios, até quando o nada acontece, sempre tem seu inicio no município X ou Y, seja do que é bom ou do que não presta.

E, na minha bronca comigo mesmo, indaguei?

Para que serve a guarda municipal?

Publiquei a resposta abaixo:

- Sim, as guardas municipais são reconhecidas como órgãos de segurança pública. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as guardas municipais integram o Sistema de Segurança Pública (SUSP), e que podem patrulhar vias e fazer prisões em flagrante -

Afirmei mais, fazendo repetições:

“É no município que tudo começa: a segurança ou a paz!..., como também o crime, se não for combatido!

Uma política de segurança pública com participação dos prefeitos municipais, da Segurança Pública do Estado, do Ministério Público e dos Juízes que julgam, torna-se uma gestão possível de um melhor combate ao crime. Um política forte de combate às drogas deve ser uma ação conjunta com todos... uma ação constante... de todos os dias!

Vereadores e deputados precisam estar também engajados na luta contra o crime, contra as drogas. Igrejas e Escolas têm grande importância nesta luta. A família tem também importante tarefa no combate contra o crime, educando bem os seus filhos, contra as drogas, contra o alcoolismo. 

*****

A proposta do prefeito Mecinho Soares para a Segurança Pública de São João Batista nos próximos 4 anos, caso seja reeleito em outubro, encontrei no texto abaixo:

"Intalação de câmeras de vídeomonitoramento em diveros pontos do município, aumento do efetivo da Guarada Municipal e aquisição de novos veículos. Em parceria com o governo estadual, buscar o aumento do efetivo das polícias Militar e Civil."

*****

A proposta política de segurança pública do prefeito Mecinho Soares, para São João Batista, pode ir mais além, como por exemplo: programação de palestras e outros eventos públicos sobre segurança, com ajuda das redes sociais e da emissora de rádio local, bem como com a participação das igrejas do município que muito podem ajudar com palestras e cultos pela paz. Iluminação pública na cidade durante toda noite: a luz inibe a ação de criminosos. Pedir também ao Ministério Público uma efetiva participação em eventos, como palestras pela paz, incluindo também a participação do juiz da cidade... Conhecer a Justiça e o Ministério Público é uma luz que fortalece a importancia da paz!... Conhecer é libertar! 

Meu nome é Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais que Hélcio...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca