quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

GOVERNO AVANÇA EM NOVOS PROCEDIMENTOS NA REDE ESTADUAL DE SAÚDE


Governo do Maranhão avança com a execução de dois novos procedimentos pediátricos inéditos na Rede Estadual de Saúde


 

16/01/2025

O Hospital Dr. Carlos Macieira, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, pela primeira vez na Rede Estadual de Saúde, os procedimentos de oclusão percutânea de canal arterial por cateterismo e ventrículos septoplastia com implante de tubo pericárdio valvulado. Os procedimentos inéditos foram executados na pediatria cardiológica da unidade.  

Laura Aparecida Araújo Lima, de 23 anos, é a mãe de Aurora Araújo Oliveira, de cinco meses, natural de Nova Colinas do Maranhão. A criança foi submetida ao procedimento Ventrículos Septoplastia com implante de Tubo Pericárdio Valvulado no Hospital Dr. Carlos Macieira.  "Eu tô muito feliz! A neném passou pela cirurgia, foi muito complicado, mas agora ela está bem. Eu já passei por muita coisa ruim. Pensei que eu ia perder ela, mas a equipe fez muito esforço para salvar minha filha", afirmou Laura Aparecida Araújo Lima.  

Aurora é portadora de uma cardiopatia complexa e foi operada pela equipe do HCM no último dia 17 de dezembro de 2024. O procedimento ventrículos septoplastia com implante de tubo pericárdio valvulado permitiu que a criança não só sobrevivesse como também tivesse esperança de um futuro. 

Durante esse tempo, ela ainda foi submetida a uma segunda intervenção num espaço de 48 horas após o primeiro procedimento. Segundo a médica cardio intensivista pediátrica, Jéssica Carvalho, que acompanha o caso, cada conquista é importante, principalmente para a família, que confia no trabalho realizado pela equipe profissional do hospital. 

"O tempo dela (Aurora) de internação foi maior por questões ventilatórias. A cardiopatia que ela tem no geral é corrigida no período neonatal, porque a criança não tolera chegar na idade que ela chegou sem nenhuma intervenção. Assim que ela deu entrada na unidade fizemos o cateterismo e estabilizamos. Foi no cateterismo que identificamos que havia condições de correção cirúrgica", explicou Jessica. 

Nesta sexta-feira (17), Aurora irá receber alta médica. Outros procedimentos estão previstos para serem feitos quando a criança estiver com mais idade.

A segunda criança submetida a procedimento inédito no HCM foi Samila Gabriele Rodrigues Pereira, de quatro anos e nove meses. Samila é uma criança com Síndrome de Down, natural de Rosário, a pouco mais de uma hora da capital São Luís. A criança foi diagnosticada com sopro no coração.  

Na quarta-feira (15), Samila foi submetida ao procedimento de Oclusão Percutânea de Canal Arterial por cateterismo no setor de hemodinâmica. "A gente fica reconfortado, grato. É gratificante poder oferecer isso para a família porque nós recebemos as crianças, mas também precisamos cuidar da família. Então ficamos muito felizes em conseguir fazer isso", expressou com alegria a fisioterapeuta de plantão pós-cirúrgico que acompanha a criança, Thaisa Padilha. 

A mãe de Samila, Sandra Cristina Pinheiro Rodrigues, de 45 anos, manifestou sua gratidão por toda a equipe do HCM. "São maravilhosos. Meu coração está aliviado. Eu agradeço a equipe médica que fez isso por ela porque eu vivia muito sofrimento com ela, chorava muito e toda vez que ela passava mal eu também ficava mal. Hoje eu estou feliz! Chorei na hora que ela entrou lá na sala (cirúrgica) e chorei depois porque eu fiquei feliz por ela ter feito essa cirurgia", declarou Sandra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca