Governo do Maranhão realiza cirurgia inédita de cranioplastia com prótese feita em 3D no Hospital Regional de Caxias
14/03/2025
O Governo do Estado segue fortalece os serviços oferecidos nas unidades de saúde. Na primeira quinzena de março, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão realizou a primeira cirurgia de cranioplastia com prótese personalizada feita com tecnologia de impressão 3D. Com os investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o procedimento beneficiou paciente com traumatismo craniano.
A diretora geral do Hospital Regional de Caxias, Rayara Martins, enfatizou o impacto positivo da nova técnica e o investimento do Governo do Maranhão na saúde pública. “O serviço de neurocirurgia do Hospital Regional de Caxias oferece à população do Leste Maranhense acesso a procedimentos de alta complexidade. Nossa equipe é altamente qualificada e dedicada. Todo o processo foi conduzido com cuidado e agilidade”, destacou a diretora.
Há quase três anos, Francisco Alisson da Silva Andrade sofreu um acidente de moto que resultou em um traumatismo craniano grave, exigindo uma craniectomia frontal. Após o acidente, o paciente convivia com uma deformidade craniana que afetava não apenas sua aparência, mas também sua saúde mental.
“Eu estava pilotando uma moto em Coelho Neto quando sofri o acidente. Fiquei com um grande afundamento na cabeça, o que me causava muito incômodo. Agradeço a todos do hospital que participaram da minha cirurgia. Foi tudo muito tranquilo e rápido. O doutor Thiago foi incrível, um médico perfeito para esse tipo de procedimento”, comemorou o paciente.
O pai do jovem paciente, José Francivaldo de Andrade, de 53 anos de idade, se mostrou confiante também. “Essa era a nossa expectativa que ocorresse tudo bem com meu filho, eu estou animado, ele também está animado e em nome de Jesus deu tudo certo”, enalteceu o lavrador.
Procedimento
A cirurgia de cranioplastia reparadora com prótese em 3D foi a solução encontrada para restaurar a estrutura craniana. A tecnologia 3D permite a criação de um molde personalizado, baseado em imagens de tomografia, garantindo maior precisão e um resultado estético e funcional superior.
O neurocirurgião Thiago Guimarães, responsável pelo procedimento, explicou a importância da tecnologia 3D no caso. “Tínhamos um paciente jovem com uma deformidade craniana complexa. A prótese customizada, feita com impressão 3D, permitiu um resultado muito superior ao da técnica convencional. Essa inovação traz mais segurança e eficácia para o procedimento”, esclareceu o neurocirurgião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.