terça-feira, 7 de abril de 2015

Bilhete ao Generaldino

São Luís, 7 de abril de 2015
Meu caro Generaldino,
Saudações!



Hoje é Dia Mundial da Saúde!
E o que estamos assistindo no Maranhão? Uma briga sem trégua - de ciumeira e ódio -, com denúncias de um lado e do outro. Denúncias graves!... E a Saúde Pública morrendo!...

Ontem - já ao anoitecer - publiquei no blog ( http://blogdohelciosilva.blogspot.com.br/) uma matéria com o seguinte título: "Em Porto Alegre: Novo Código de Limpeza Urbana completa um ano de aplicação... Veja como funciona..."

Esta matéria ainda está no blog, pois é do meu entendimento que cidade limpa é também saúde pública e, infelizmente, a nossa cidade de São Luís não tem política de limpeza pública... Quem ainda não leu a notícia pode ler.

Mas, meu caro Generaldino, hoje é mesmo o Dia Mundial da Saúde, como afirmei acima!... Vamos lembrar isso a todos: Dia Mundial da Saúde!

Porém, de tanto ver a saúde pública maltratada neste país, relembro o que diz a nossa constituição em seu artigo 196:

"Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."

Estimado Generaldino! A gente olha bem este artigo e sabe que ele não está sendo cumprido... Pergunto: Todos os brasileiros estão tendo o seu direito à saúde respeitado?

Pergunto de novo, fazendo uma segunda indagação: O Governo está cumprindo o seu dever de garantir esse direito?

Pergunto mais outra vez: Tem algum gestor público punido por não cumprir os dispositivos do artigo 196?

Pergunto pela última vez: Todos os gestores públicos que desviam (ou desviaram) o dinheiro da saúde foram punidos de acordo com a lei?

Meu caro Generaldino, um abraço... Deus o proteja!

De HS, direto da Casa Grande, à margem do canal do Cohatrac...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca