A Prefeitura de Curitiba está com processo em andamento de
concorrência pública para a elaboração de projetos executivos de
engenharia para três novas estruturas cicloviárias na cidade: a primeira
parte da Microrrede da CIC, com 21,314 quilômetros; a Rota
Pinhais-Centro de Curitiba, com 7,62 quilômetros; e novos dois novos
trechos do Circuito Interparques, com 1,930 quilômetro. No total, serão
licitados projetos executivos para 30,8 km de novas estruturas
cicloviárias.
O edital para contratação dos três projetos tem valor total de R$
1,29 milhão e a apresentação das propostas será feita dia 22 de maio, às
14h30min. O edital pode ser consultado no site do Instituto de Pesquisa
e Planejamento Urbano de Curitiba (http://www.ippuc.org.br) e no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Curitiba (http://www.transparencia.curitiba.pr.gov.br).
A Coordenação de Ciclomobilidade do Instituto de Pesquisa e
Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realizou estudos de viabilidade e
elaborou documentos técnicos detalhados que embasam e orientam o edital
de licitação. Confira como serão esses projetos:
Microrrede Cicloviária da CIC
A Microrrede Cicloviária da CIC tem o objetivo de atender os
trabalhadores e moradores da Cidade Industrial de Curitiba, produzindo a
interconexão de ramais cicloviários a três terminais de ônibus: Caiuá,
Fazendinha e Nossa Senhora da Luz. A Microrrede também irá se conectar a
outras infraestruturas cicloviárias existentes ou já previstas no Plano
Cicloviário do Município como, por exemplo, o Contorno Sul (Avenida
Juscelino Kubistchek), a ciclovia da Rua João Bettega e a ciclofaixa da
Rua Pedro Gusso.
Quando estiver completa, a Microrrede Cicloviária da CIC terá cerca
de 40 quilômetros entre vias estruturantes e ciclorrotas. Nessa primeira
fase, irá abranger 21,314 quilômetros e será composta dos seguintes
elementos: ciclovias bidirecionais na via; ciclovias bidirecionais na
calçada; ciclofaixa unidirecional na via, ciclofaixa unidirecional na
calçada; passeio compartilhado; conexões em cruzamentos e conexões de
acesso a terminais.
Rota Pinhais/Centro de Curitiba
Esta rota irá gerar uma ligação cicloviária a partir da divisa entre
os municípios de Pinhais e Curitiba até a área central. Haverá a criação
de uma nova infraestrutura cicloviária, assim como a consolidação de
estruturas pré-existentes. A rota Pinhais/Centro de Curitiba irá cruzar
ou se interconectar a outras estruturas cicloviárias, tais como a
ciclovia da Linha Verde, a ciclovia das ruas Padre Germano Mayer e
Flávio Dallegrave, a futura ciclorrota da Rua Atílio Bório e a conexão
com o passeio compartilhado da Rua Mariano Torres, em uma extensão de
7,62 quilômetros.
Circuito Interparques
O Circuito Interparques vai conectar áreas verdes que são ícones da
cidade de Curitiba: os parques Barigüi, Tingüi e Tanguá, a Ópera de
Arame, a Pedreira Paulo Leminski, o Parque São Lourenço e a Praça do
Japão, retornando ao Parque Barigüi por estruturas cicloviárias nas
avenidas Sete de Setembro e Mário Tourinho. Por meio de ramais
cicloviários, também haverá conexões ao Bosque do Papa e ao Jardim
Botânico. Quando estiver concluído, o Circuito Interparques terá cerca
de 30 km de extensão.
Esses locais estão entre os mais movimentados de Curitiba e são muito
procurados por ciclistas, corredores, caminhantes e turistas. A maior
parte do circuito já está implantada. Nesta fase, o projeto executivo
vai contemplar dois segmentos distintos que somam 1,930 quilômetro. O
primeiro trecho, na região da Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski,
vai apresentar infraestruturas variáveis, desde ciclovia bidirecional
segregada em área de parque até um trecho de via compartilhada.
Já o segundo trecho, que vai do Parque Barigüi ao Parque Tingüi,
exigirá um projeto executivo mais complexo, com a construção de muros de
arrimo e gradis sobre uma área de talude e implicará até na elaboração
de uma estrutura de madeira helicoidal para garantir a inclinação ideal
de acessibilidade para ciclistas e pessoas com dificuldade de locomoção
numa área com grande desnível.
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