quinta-feira, 23 de abril de 2015

Prefeito de Curitiba anuncia nova cobertura para Mercado Municipal durante consulta pública


Em torno de 200 pessoas participaram, nesta quinta-feira (23), de mais uma consulta pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016. O encontro, na Administração Regional Matriz, que reúne 18 bairros, ocorreu na Igreja do Evangelho Eterno, no Alto da XV. O prefeito Gustavo Fruet participou da reunião com os moradores e anunciou o lançamento, nos próximos dias, da licitação para a reforma da cobertura do Mercado Municipal. “É uma antiga reivindicação dos frequentadores e comerciantes do mercado que vamos atender”, disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Munaretto, a reforma consistirá na substituição do atual telhado de amianto por telhas isotérmicas, com o objetivo de reduzir o calor. Numa segunda etapa, será reformada a cobertura da praça de alimentação. A atual cobertura de vidro, que provoca calor excessivo, será trocada por um telhado isotérmico.
Na abertura da consulta, Fruet destacou algumas ações e obras realizadas ou previstas para a Administração Matriz. Entre elas, o prefeito citou as reformas nas praças Espanha, Oswaldo Cruz e Afonso Botelho. Ele também citou as melhorias na iluminação pública, caso da Avenida das Torres, que teve lâmpadas tradicionais substituídas por luminárias de LED.
“Muitas destas obras e melhorias ocorreram a partir de reivindicações e sugestões feitas nas consultas públicas. Por isso, é importante a participação da população. Isto ajuda no planejamento das ações orçamentárias e no próprio plano de governo”, disse Fruet.
Assim como nas consultas anteriores, o prefeito atendeu pessoalmente aos moradores que compareceram à reunião.
Foi o caso da professora Shirlei Garcia, que pediu melhorias na segurança da região da Rua São Francisco, no Centro. “O prefeito foi muito atencioso e prometeu que providências serão tomadas”, disse.
Alexandre Radatz, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Social, encaminhou uma sugestão para a implantação de uma travessia elevada em frente à Escola Amâncio Moro e também um reforço na sinalização na Rua Professor Brandão. “São melhorias necessárias que o prefeito disse que irá resolver”, comentou.
Participação
Durante o encontro foram encaminhadas 33 sugestões às nove mesas disponíveis, nas quais os moradores puderam discutir os temas apresentados com técnicos e secretários municipais. Outras 26 questões foram depositadas nas urnas e 143 mil pessoas foram alcançadas nas mídias sociais (Twitter e Facebook).
Quem não pode ir até o local, mas deseja enviar sugestões à administração municipal, tem a possiblidade de depositar a mensagem em urnas instaladas nas nove administrações regionais de Curitiba, até o dia 27 de abril. Para isso, deverá ser preenchido o formulário para o processo de consulta pública.
Outras maneiras para o encaminhamento de demandas são os perfis da Prefeitura nas redes sociais (Twitter e Facebook), Central 156 e através do acesso ao sistema LOA/LDO disponível no endereço www.curitiba.pr.gov.br/participe. 70% das demandas apresentadas em consultas públicas para a LDO foram atendidas.
Estiveram presentes no evento o administrador da Regional da Matriz, Maurício Figueiredo, os vereadores Julieta Reis, Tito Zeglin, Chicarelli e Felipe Braga Côrtes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca