Busca

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba



Aproximadamente 26 mil candidatos irão realizar neste domingo (28) a prova de conhecimentos do concurso da Guarda Municipal de Curitiba. Estão em disputa 400 vagas, sendo 20 destinadas a pessoas com deficiência. O concurso público para a contratação de novos guardas municipais terá ainda prova de aptidão física e avaliação psicológica, além de exames de saúde e investigação de conduta.
Para imprimir o comprovante de ensalamento, que será exigido para ingresso nas salas de prova nesta primeira fase, os candidatos devem acessar o site www.nc.ufpr.br, no link específico do concurso.
O último concurso público da categoria foi realizado em 2008 e permitiu a contratação de 186 guardas em 2009.
“Os servidores que ingressarem agora irão reforçar o trabalho feito por nossas equipes em locais vulneráveis da cidade, com maior demanda de atendimento”, comentou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. A expectativa é que os novos guardas estejam aptos a iniciar as atividades no início de 2016.
Ao contrário de outras carreiras, o guarda municipal precisa de treinamento específico antes de ingressar na corporação. Após serem aprovados no concurso e passarem pelos trâmites burocráticos, eles deverão cumprir um mínimo de 800 horas de capacitação obrigatória. 
Avanços
Os que forem aprovados, ao ingressar na carreira já passam a usufruir de conquistas alcançadas nos últimos anos, como o novo Plano de Carreira da Guarda Municipal, apresentado por iniciativa da atual administração municipal.
Construído em conjunto entre o Poder Executivo, o sindicato da categoria e os guardas, o plano foi o primeiro de uma série encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal de Curitiba. O plano corrige distorções e defasagens salariais de mais de 20 anos.
Os reflexos do plano começaram a ser confirmados nos salários reajustados no mês de abril deste ano, que em alguns casos, ultrapassou os 60%. Além da melhora salarial, o novo plano possibilita a ascensão, crescimento pessoal e o melhor planejamento da carreira até a aposentadoria.
É um plano que garante direitos iguais aos mais de 1,4 mil guardas municipais, com critérios para avaliação dos avanços na trajetória de carreira a partir do ano de 2016. Os critérios são participação no programa Bom Retorno, assiduidade e controle de penalidades.
Os servidores serão contemplados com os avanços a partir da avaliação realizada a cada doze meses, dando chances iguais a todos os guardas municipais.

Nenhum comentário: