sexta-feira, 31 de julho de 2015

Saúde faz mutirão de ecografia no sábado para atender usuárias do SUS


A Secretaria Municipal da Saúde e o Instituto da Mulher e Medicina Fetal de Curitiba (IMMEF) realizam neste sábado (01) um mutirão de ecografias obstétricas e transvaginais em 200 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as pacientes, estão gestantes no primeiro trimestre de gravidez acompanhadas pelo Programa Mãe Curitibana/Rede Cegonha e mulheres encaminhadas pelos médicos das unidades básicas para fazer a ecografia transvaginal.
O coordenador do Programa Mãe Curitibana, Wagner Barbosa Dias, explica que as pacientes são selecionadas conforme os critérios de encaminhamento das unidades básicas de saúde. “Este é o terceiro ano que realizamos a parceria com o Immef, o que nos permite maior agilidade na realização dos exames e, graças à qualidade dos equipamentos, a satisfação das usuárias é muito grande”, comenta. Todas as pacientes serão atendidas com hora marcada.
Os resultados dos exames feitos no Immef serão encaminhados ao Mãe Curitibana e, conforme o laudo, as gestantes serão chamadas às unidades de saúde e, em casos mais complexos, devem passar por atendimento no Hospital de Clínicas ou Evangélico.
O diretor clínico do Immef, Claudio Correa Gomes, afirma que a iniciativa faz parte de um projeto social do instituto e que só pode viabilizado graças à parceria com a Prefeitura. Segundo ele, médicos e outros funcionários atuam voluntariamente no mutirão, para proporcionar um atendimento altamente especializado a essas pacientes. “O Immef tem um compromisso de acompanhar, ao longo de toda a gestação, os eventuais casos alterados que venham ser identificados”.
Exames
As gestantes que realizam pré-natal pelo Programa Mãe Curitibana passam por, pelo menos, sete consultas pré-natal e realizam diversos exames de rotina durante os nove meses de gestação, entre eles para identificar doenças como sífilis, AIDS, toxoplasmose, anemia, infecção urinária, além de exames de imagem específicos.
Dias salienta que a oferta dos exames pelo Immef acelera o atendimento às gestantes e outras pacientes atendidas pela Prefeitura. Aquelas que não forem chamadas neste momento também terão direito a fazer as ecografias, que são realizadas pelos prestadores de serviços do SUS em Curitiba. “Contamos com uma ampla rede de prestadores, além de serviços próprios, nos quais as ecografias são realizadas rotineiramente, garantindo assistência a todas as usuárias”, enfatiza o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca