domingo, 29 de novembro de 2015

Coluna do Jersan

O BRASIL PÁRA: A CORRUPÇÃO AVANÇA

Por Jersan Araújo


A Polícia Federal, necessariamente, precisa ampliar os seus quadros para dar conta de investigar e prender todos os corruptos do Brasil que agem, sem limite, em quase todos os setores, comprometendo partidos políticos e o próprio governo que nos parece impotentes para barrar a ação dos criminosos. O país está parado. As obras de interesse público, como a duplicação da BR-135 (Estiva – Bacabeira) estão inconclusa por falta de dinheiro. É uma vergonha!

A população brasileira enfrenta o desemprego crescente, uma inflação galopante; os que ainda trabalham e os aposentados vêem seus salários corroendo a cada mês. O aperreio é geral, e, com pouco dinheiro circulando sofrem, também, a indústria e o comercio e, por via de conseqüência, o governo perde arrecadação e a economia entra em desgraça. Todos sofrem recorrendo a empréstimos a juros altíssimos (cartões de créditos e cheque especial a 380% ao ano).

Enquanto isso, aqueles que estão na cadeia respondendo a processos na Justiça passam por dissabores que ninguém, com vergonha na cara gostaria de passar, mas, financeiramente estão bem com o dinheiro da corrupção. Gente como os filhos do ex-presidente Lula e o banqueiro André Esteves, dono do banco PTC Pactual (preso) enriqueceram em tempo Recorde, com os negócios sujos que teriam realizado com o beneplácito do poder central.

 E o máximo que a PF e o Ministério Público poderão recuperar é metade da “grana” que eles adquiriram ilegalmente. E ninguém pense que a corrupção deu uma trégua. Ela continua enriquecendo muitos poderosos deste país.

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) continua preso na Polícia Federal, pelos motivos amplamente divulgados e poderá ser processado e ter o mandato cassado no Conselho de Ética do Senado por quebra do decoro parlamentar. O senador da oposição, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) promete ação contra o colega Delcídio, caso a Mesa do Senado, presidida por outro investigado, Renan Calheiros não tome essa atitude.

Mas, sobre isso há desconfiança de possível retardamento do processo porque o presidente do Conselho de Ética do Senado, senador João Alberto (PMDB-MA) foi um dos 13 que votaram contra a determinação do Supremo Tribunal Federal, mandando prender Delcídio. Os representantes petistas no Congresso Nacional estão constrangidos com a prisão do companheiro que teria tentado oferecer fuga ao já condenado pelo juiz Sergio Moro, o Nestor Serveró.

MINORIA TRABALHA

Vez por outra se ouve dizer que este ou aquele prefeito faz boa administração, paga fornecedores e funcionários em dia, e toca obras importantes para o seu município, satisfazendo a população. Mas a grande maioria, infelizmente, não paga funcionários, não realiza obras públicas nem serviço de limpeza nos hospitais e nas cidades que administram. O caos está implantado nos municípios maranhenses e brasileiros.

Essa minoria que trabalha deixa a entender que, apesar da crise, é possível fazer alguma coisa de bom. A maioria inserida no descaso e na irresponsabilidade atesta que é possível roubar. Os promotores de justiça desses municípios precisam ficar atentos e representar os malfeitores do dinheiro público à Justiça e esta deve agir com urgência e muito rigor.

CADÊ O EDITAL? AGORA VAI?...

Há duas semanas a Câmara Municipal de São Luís realizou licitação para contratar a instituição financeira que se interessasse em prestar serviços à Câmara municipal como pagamento da folha de pessoal e conceder empréstimos consignados (a juros menores do que os praticados em operações como cheque especial) favorecendo, dessa forma, milhares de servidores argolados, interessados em realizar tais operações.

Como os representantes dos bancos Bradesco e Santander que participaram da licitação não se manifestaram sobre a proposta, o assunto ficou para ser resolvido posteriormente (dias depois) como afirmou o presidente, vereador Astro de Ogum.

Na última sexta-feira, quando redigíamos esta coluna, uma fonte da Câmara Municipal, digna de absoluta confiança, nos informou que o Edital definindo a data da nova licitação será publicado na próxima terça-feira (1° de dezembro). Os funcionários, especialmente esperam que este caso seja resolvido e que a vida siga o seu curso normal, com menos aflição ou desespero. Agora vai?...

DEZEMBRO CHEGANDO...

O mês de dezembro, último do ano, lógico está metendo a cara. É um período de festas e de alegria para quem conseguiu passar mais um ano com saúde e com a benção de Deus. Os loucos, que desesperadamente e de qualquer maneira buscaram e busca a riqueza material, muitos deles estão na cadeia e deverão, ao invés de comemorar em liberdade as festas de final de ano, continuar sob a proteção das grades. É lamentável.
 
 Os que praticaram os mesmos crimes e ainda não foram indiciados e presos, mas que tem consciência do malfeito praticado, não pode viver tranqüilo. Sob suspeita da “justa” sabem que a qualquer momento a Polícia bate à sua porta. 

EDUARDO CUNHA

O presidente da Câmara Federal demonstra frieza aos pronunciamentos de colegas parlamentares do Psol, Rede, PPS e DEM que defendem o afastamento dele do cargo. Palavras duras são dirigidas ao presidente, que, após ouvi-las, indiferente consegue dar prosseguimento à sessão com tranqüilidade.

 Quanto ao exame e tomada de posição sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff que ele promete para o dia 30 (amanhã), para muitos observadores não passa de “conversa fiada”. Essa decisão ele (Cunha) deverá adiá-la para 2016, a não ser que fatos novos aconteçam e o motivem a tomar posição, já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca