terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sermão aos Peixes


Crônica do amanhecer

Por Hélcio Silva

(17 / 11 / 2015


Estou perto da terceira idade, isto é, o meu corpo; porque o espírito continua muito vivo e ainda jovem..., e que jovem!
Ontem escrevi alguma coisa tentando provar que as práticas políticas continuam as mesmas, iguais às dos séculos passados: a era dos coronéis!
Mais tarde - já pela noite - falava com meus olhos dizendo a eles que já era hora de dormir, mas o olho esquerdo perguntava sobre o sermão do padre.
Fiquei intrigado! Que padre?
Fui à internet. Fuxico complicado e com dose de pimenta malagueta a gente só encontra na internet...
Justo!...  Lá estava algo ligado ao Sermão aos Peixes...
É o Vieira!... O padre voltou, lembrei!...
O Sermão aos Peixes é conhecido na história como Sermão de Santo Antônio aos Peixes e teria sido pregado (e foi) em São Luís, em 1654, pelo padre Antônio Vieira.
Perguntei ao tempo: Por que a volta do Sermão aos Peixes nos dias de hoje, séculos depois?
Fui primeiramente ao blog do Gilberto Lima e na manchete encontrei o começo da resposta:

“Polícia Federal deflagra operação 'Sermão aos Peixes' e alvo principal é o ex-secretário Ricardo Murad”.

Li mais um pouco do texto: 

“O ex-secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, é o principal alvo da operação 'Sermão aos Peixes' deflagrada na noite de segunda-feira (16) pela Polícia Federal. Várias pessoas foram conduzidas para a Superintendência da PF suspeitas de participarem de um esquema de desvios de recursos federais destinados à saúde.”

Hoje, vai todo o mundo deste Maranhãozão acompanhar os acontecimentos e o desdobramento do Sermão... É só aguardar.
...E São Luís relembrando o “Sermão aos Peixes”, séculos depois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca