domingo, 17 de julho de 2016

COLUNA DO JERSAN



VERBAS DA EDUCAÇÃO DESVIADAS 

São comuns as denúncias de desvio de verbas da educação. As prefeituras seriam responsáveis por fraudes em pagamentos irregulares com os 40% do FUNDEB destinados às melhorias das escolas e outras benfeitorias no setor. Até mesmo os 60% que seriam exclusivamente para pagamento dos professores, também, alguns prefeitos e/ou gestores desses recursos, os aplicam de forma ilegal.

Os Conselhos do FUNDEB, formados na maioria por educadores municipais, mesmo sabendo disso, às vezes, fica em silêncio, não denunciam os fraudadores. Somente agora, ao observar que a categoria está sendo lesada, começam a surgir informações de que alguns deles (dos conselhos) estariam denunciando às autoridades competentes, tais abusos.

Tem-se notícia dando conta que há casos em que o próprio prefeito e familiares, assim como parentes de vereadores são beneficiados, verdadeira afronta à população e, particularmente, à classe dos professores municipais. Uma vez constatada a iniciativa dos conselhos, espera-se que as autoridades responsáveis pela apuração dos fatos ajam com rapidez e rigor contra os malfeitores do dinheiro público.

Os prefeitos não podem mais agir como se o dinheiro público fosse propriedade deles. Eles são pagos pela sociedade para administrar o patrimônio do seu município com responsabilidade e zelo. Desviar recursos federais, estaduais, ou municipais, é crime tipificado em leis e pela prática de tais irregularidades devem ser punidos. O povo não admite mais ser lesado e tratado como idiota. Chega!...

CASO CUNHA

Tudo indica, considerando-se a posição assumida pelas comissões de Ética e Justiça da Câmara Federal, na semana passada, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será cassado no limiar de agosto, quando os parlamentares voltarão às suas atividades. Cunha voltou a afirmar, na sua defesa na Comissão de Constituição e Justiça, na última quarta-feira, que não tem contas bancárias no exterior e que, portanto, não mentiu quando interrogado pelo Conselho de Ética, objeto do pedido de cassação do mandato dele.
Durante a sua defesa o deputado carioca alertou os colegas de que “hoje sou eu, amanhã poderá ser um de vocês”. Cunha quis lembrar que mais de 130 “colegas” respondem a processos no Supremo Tribunal Federal. Informou, por outro, lado que se a decisão fosse desfavorável a ele (como realmente foi) “recorrerei à Justiça”. Ele alegou falhas na condução do processo, nas duas comissões. Demonstrou na defesa, que é profundo conhecedor do Regimento Interno da Câmara. Não adiantou, perdeu.

CASO DILMA

A presidente afastada, Dilma Rousseff, também, devera ser destronada do poder, em definitivo, até o final de agosto está ocupada com a sua defesa a ser apresentada até o dia 02 do próximo mês. Logo depois o relator, senador Antonio Anastásia (PSDB-MG) apresentará o relatório a ser votado na Comissão do Impeachment e posteriormente no plenário do Senado. Segundo têm afirmado vários senadores, dos mais diversos partidos, cerca de 60 dos 81 que compõem a Casa, já teriam garantido votos contra Rousseff. Resta esperar e conferir.

WALDIR COM MAIA?

Há quem garanta que o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) votou no segundo turno em Rosso mais abraçou efusivamente o vencedor, Rodrigo Maia. O deputado maranhense continua na vice-presidência da Câmara Federal até o dia 31 de janeiro de 2017, quando haverá eleição para a renovação dos membros da Mesa Diretora.

PESQUISA NA FORMA

Até o próximo dia 19 (terça-feira será divulgada pesquisa indicando a posição dos candidatos à Prefeitura de São Luís, de acordo com os eleitores entrevistados. A última publicada revelou uma pequena vantagem da deputada Eliziane Gama (PPS) sobre o seu principal concorrente e candidato à reeleição, Edvaldo Holanda Jr (PDT). Uma fonte ligada ao prefeito acha que, desta vez, dará empate ou pequena vantagem de Holanda. Já o pessoal que apóia Eliziane pensa diferente: ela vai aumentar a diferença já nesta pesquisa anunciada, da Data – M.

 ROBERTO DESISTE

O radialista Roberto Fernandes pretendia ser candidato a vereador, pelo PTB, na eleição de outubro. Desistiu em decorrência de um fato lamentável: o cunhado e principal incentivador dele, nosso amigo Bastico, secretário de Educação do município de Bequimão foi acometido de um AVC e continua internado no UDI – Hospital, felizmente apresentando melhoras. Torcemos pela rápida recuperação do amigo. 

MARCIAL

Já o radialista Marcial Arruda, também do Sistema Mirante de Comunicação disputará uma das cadeiras da Câmara Municipal de São Luís. Alguns adesivos são observados em veículos, que, embora não indique o cargo que ele vai concorrer, divulga o nome Marcial o que é permitido pela legislação eleitoral. 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por que será que o PCdoB tem tanto medo de a CPI da UNE ser instalada na Câmara Federal? A União Nacional dos Estudantes é dirigida pelos comunistas. Isso justificaria o pavor? O que haveria de errado na famosa entidade estudantil?

CONGRESSO DE FÉRIAS

Deputados e senadores resolveram entrar em “recesso branco” e muitas matérias de interesse do país que precisam urgentemente ser discutidas e votadas pelos congressistas ficam paradas no aguardo do descanso da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca