sexta-feira, 29 de julho de 2016

DIÁRIO DO HÉLCIO

(29/07/2016)


A POESIA...


A poesia disparou em número de acessos. Fico feliz! As pessoas estão gostando de ler os belos poemas. A Chuva - poesia da Lucinda - , publicada no blog liderou!...
Bela poesia! Você pode, ainda, voltar a ler no blog, que assim começa: “caem águas / caem pingos / liberdade da natureza / nuvens condensadas...”

PÁTRIA SOFRIDA...


Sangraram-me!... / A economia robusta que me sustentava forte em frangalhos está / Não me amaram os falsos / Chora minha economia estraçalhada! / Eu sou a Pátria que desce lágrimas pelos meus 11 milhões de desempregados / Os ladrões retalharam a patrobras / Sou Pátria sofrida!... // Roubaram bilhões dos meus cofres, deixando-os vazios / Muitos desses bilhões em bancos do exterior, bem acunhados / Esses gatunos me assustam / Mas eu sou a Pátria forte / Não me deixarei mais cercada pelos que me assaltaram... Eu sou a Pátria que vai se erguer / Levantar-me-ei forte, voltando a ser amada para abraçar os filhos meus!...

ELES QUERIAM UM PODER ALÉM DA PÁTRIA...


Eles queriam um poder além da Pátria, Um poder além das leis, um reinado acima do povo..., e começaram a instituir o governo do roubo... Mas a Pátria é forte!... Doente, sangrada pelo punhal da traição – a Pátria reage! E hoje, muitos dos traidores estão presos, e outros a caminho da prisão... E a Pátria – graças aos bons brasileiros, vai se libertar...  

A PÁTRIA: POEMA PARA CRIANÇAS...


Lembro meus tempos de estudante – ainda criança de calça curta, cursando o primário – talvez a 5ª série... E lembro-me do poema!
Olavo Bilac, quem és tu? Quem tu és? Onde estás? Em que dimensão estás neste Universo iluminado e de muita PAZ que Deus te ofereceu?...  "Príncipe dos poetas brasileiros", assim és conhecido... E teu poema, que muitas vezes declamei na sala da minha 5ª série, bem faço em recordá-lo... Um Poema para criança:

"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,

É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha...

Quem com seu suor a fecunda e umedece,
vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!"

E VEJO O RUI CHEGAR... 

O Olavo vai embora! Chega o Rui. Ao meu lado, senta-se o sábio Rui, à sombra do cajueiro que enfeita o terreiro do meu quintal... Olhamos um jardim de belas flores, rosas que cheiram...
Pergunto ao Rui o que é a Pátria. Ele responde, em palavras mansas, a frase histórica:

- A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade –

E INSISTO COM RUI...


Rui!... Amigo Rui! Permita-me uma pergunta: Que achas da corrupção?... E ele responde com aquela sua antiga e, também, histórica frase:

- De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a se desanimar da virtude, rir da honra e ter vergonha de ser honesto -.

NUNCA ESQUECI O BROSSARD...


“Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta”. (Paulo Brossard)

A VASSOURA DO JÂNIO


A corrupção no Brasil é histórica, muito velha. Em sua campanha eleitoral, Jânio Quadros teve como símbolo a Vassourinha, para varrer a corrupção... Não varreu... A vassoura quebrou o cabo e ele renunciou.

MAS, NUNCA COMO HOJE...


Porém, a corrupção no Brasil nunca foi tão cruel, tão descarada, tão contra o povo, como agora, nesses tempos de governo do PT... Porém, nunca foi tão investigada e a justiça (com ação competente  do ministério público e da polícia federal) tão eficiente, como agora. Por isso, tantas prisões de maus brasileiros... E a fila dos que ainda devem ser presos vai aumentar... Os brasileiros, com certeza, apoiando as ações patrióticas da Polícia federal, do Ministério Público e da Justiça... O Brasil está mudando!

O MEDO QUE LULA TEM....


Basta ver a história! O Lula não está tranquilo... O medo faz medo! Já dizia minha avó... E leio aqui:

- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta quinta-feira, 28, ao Comitê de Direitos Humanos da ONU um recurso para tentar barrar ações que considera como 'abuso de poder' do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-presidente -.

Daqui faço meu juízo! Cumprir lei não é abuso de poder!... Investigar corrupção não é abuso de poder!...
Abuso é o que fizeram com o Brasil, com a Petrobras... Abuso é criar caixa dois... Abuso é transferir dinheiro de empreiteira para partido político... Abuso é enricar políticos com o dinheiro do povo...
Tenho ditol!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca