segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Quem é Cuca?


Crônica do amanhecer

Hélcio Silva

(28 / 11 / 2016

Hoje ninguém é sábio, tamanho o tamanho das coisas (novidades) que aparecem todos os dias como novas descobertas em campos de recentes estudos na ciência, na história, na geografia moderna, na literatura, na arte, na religião, na política e sobre a vida de muitos antigos sábios.

Quem sabe tudo sobre a vida do grande sábio / cientista Albert Einstein?... O que ele pensou, não disse e / ou não fez?...

Isso é só uma imaginação minha! Alguém pode pular da cama e afirmar: Sei tudo sobre o Albert... Sei até sobre o hospital...

Não! Não me refiro sobre a história do Hospital que acolhe os políticos estressados, doentinhos e a gente paga a conta!... Sim!... Pagamos a conta deles com os nossos impostos!...Porque eles - coitadinhos - não sabem o caminho do SUS... Talvez, gostassem de ir ao SUS.... Será?

Falo do Einstein, um dos maiores cientistas do século XX, físico que propôs a teoria da relatividade e ganhou o prêmio Nobel de física de 1921.

Li um livro inteiro, de capa dura, de cor preta, só sobre Einstein... Quanto mais lia menos entendia da profundidade dos conhecimentos do grande mestre cientista...

Fiz várias perguntas burras como, por exemplo, se foi ele o descobridor da baladeira (atiradeira – brinquedo de criança em forma de forquilha constituído de um pedaço de couro e dois elásticos). Aliás, quem inventou a baladeira?

Outra coisa que me intrigava nos meus tempos de criança: quem descobriu que o vento empinava o papagaio, a pipa, a jamanta ou a curica?... Sem vento papagaio não sobe!... Hoje, a gente adquiriu novos conhecimentos e sabe por que assim era, e, assim é!... Para tudo há uma ciência explicando.

Nossa melhor Escola é o tempo!...

Mas a gente continua sem saber de tantas coisas!... Por exemplo: como é a alma do político corrupto, daquele que pratica a corrupção?... Este é um assunto para dedicado estudo e pesquisa..., no campo da psicologia..., talvez!...

Ufa!...Errei! ... A psicologia moderna não estuda mais a alma...

Porém, continuo firme de que a alma precisa ser estudada porque todos os sentimentos estão na alma; esta alma revelada por Kardec como o espírito encarnado.

Não se faz o mundo sem estudo e pesquisa.

Mas eu comecei anunciando que escreveria sobre o Cuca: o grande campeão brasileiro pelo Palmeiras.

O nome verdadeiro do Cuca é Alexi Stival.

Cuca nasceu em Curitiba, no dia 7 de junho de 1963, ano em que eu iniciava meus estudos na Universidade Federal do Maranhão, aqui em São Luis, nesta Ilha de Ipaon-Açu...

Lembro agora: Fui estudante..., fazendo política!

Volto ao Cuca.

Cuca, além de técnico vitorioso em vários clubes por onde passou, é, hoje, o campeão brasileiro de futebol, dirigindo uma das mais consagradas equipes do Brasil. Cuca iniciou sua carreira de jogador no Santa Cruz (RS), em 1984, e depois jogou os dois anos seguintes no Juventude, antes de chegar ao Grêmio.

No Grêmio, onde jogou de 1986 a 1989, e novamente em 1990, após breve passagem pela Espanha, Cuca destacou-se como um atacante de gols decisivos, como, por exemplo, o da final da Copa do Brasil de 1989, que deu o título ao Grêmio. Depois de deixar o Grêmio, Cuca teve passagens por outros grandes clubes, como Internacional, Palmeiras e Santos. Até que, em 1996, aos 33 anos de idade, e mesmo sendo declaradamente torcedor do Atlético Paranaense, decidiu encerrar sua carreira de jogador no Coritiba.

Agora ele é técnico do Palmeiras... Vitorioso! Campeão Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca