Busca

sábado, 18 de março de 2017

Médico brasileiro integra painel da ONU sobre resistência antimicrobiana

Jarbas Barbosa da Silva, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está ao lado de outros 26 nomes de vários países; grupo de coordenação foi nomeado pelo secretário-geral nesta sexta-feira.


Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.

Um médico brasileiro foi nomeado membro de um painel das Nações Unidas para coordenar uma resposta à questão da resistência antimicrobiana.
Jarbas Barbosa da Silva é presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. Ele atuará ao lado de outros 26 membros de vários países incluindo Arábia Saudia, Reino Unido, Rússia e Suíça, entre outros.

Em setembro passado, a Assembleia Geral aprovou uma declaração política do encontro de alto nível sobre o tema.

De acordo com a ONU, a resistência antimicrobiana é um problema global que precisa de ações para evitar uma era em que antibióticos não farão mais efeito.

Nesta sexta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres,  decidiu estabelecer um grupo adjunto de coordenação que reúne várias agências da organização.

O objetivo do painel é oferecer diretrizes práticas para uma ação global contra a resistência antimicrobiana levando em conta o Plano de Ação Global sobre o assunto.

O grupo deve realizar sua primeira reunião dentro de algumas semanas e preparar um relatório para entregar ao chefe da ONU durante a 73ª. sessão da Assembleia Geral.

Nenhum comentário: