terça-feira, 7 de março de 2017

No Março Lilás, Governo do Maranhão mobiliza mulheres para combate ao câncer do colo de útero


Para comemorar o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove o Março Lilás, período em que os serviços de saúde reforçam a prevenção ao câncer do colo de útero no Maranhão. “Neste mês, o Governo chama as mulheres do Maranhão a priorizarem o autocuidado. Elas devem buscar as unidades básicas de saúde para realizarem os testes preventivos que podem salvar a vida dessas mulheres, prevenindo-as de um dos tipos mais agressivos de câncer, que é o do colo de útero”, explicou o chefe do Departamento de Saúde da Mulher da SES, Emanuela Brasileiro.

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a programação nas unidades de saúde, em São Luís, vai oferecer palestras, atividades lúdicas e mutirão de exames. No Hospital Dr. Adelson Sousa Lopes, na Vila Luizão, a ação reforça a prevenção com palestra sobre Saúde da Mulher e exames como preventivo, teste de glicemia, dentre outros.  Às 10h, no Centro de Reabilitação (CER), no bairro Olho d’Água, as mulheres irão comemorar seu dia com uma animada aula de ritmos.

A temática ‘Direitos da mulher e violência doméstica’ ganhou destaque na programação de algumas unidades de saúde. Na maternidade Nossa Senhora da Penha, entre 8h e 11h, os temas ‘Direitos reprodutivos da mulher’, ‘Violência doméstica’ e ‘O que fazer em caso de violência’ serão discutidos com as servidoras, mulheres participantes do planejamento familiar, acompanhantes e pacientes.

No Hospital Aquiles Lisboa, além de palestras para as pacientes, de quarta-feira (8) a sexta-feira (10), as servidoras participarão de sessões de cuidados de beleza, atividades recreativas e, no último dia de atividades, o encerramento da semana com um café da manhã.

No Centro de Referência de Exames de Média e Alta Complexidade (Pam Diamante) serão realizadas palestras sobre empoderamento feminino. As mulheres, também, terão acesso a serviços gratuitos de beleza, como limpezas de pele, design de sobrancelha e avaliações estéticas.

No Hospital Macrorregional Tomás Martins, no município de Santa Inês, o Dia Internacional da Mulher, será marcado pelo debate sobre violência psicológica. Em Pinheiro, no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, a temática de destaque será a autoestima feminina.

Para fortalecer as políticas públicas, o Governo do Estado celebrará, também nesta quarta-feira (8), o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Organização Panamericana de Saúde, com o objetivo de efetivar o projeto ‘Estruturação da Atenção à Saúde no Maranhão’, a partir das 9h, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

Prevenção ao câncer do colo de útero

Assim como as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o Março Lilás visa reafirmar a importância da prevenção ao câncer do colo de útero, um dos tipos mais agressivos para as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Maranhão, esse tipo de câncer ocupa os primeiros lugares nas causas de morte por câncer entre as mulheres.

Durante o Março Lilás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta os municípios a intensificar a realização dos exames nas unidades básicas de saúde e mobilizar as mulheres para buscarem resultado dos exames.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizam ações de prevenção com a unidade móvel da Carreta da Mulher Maranhense, onde serão oferecidos exames mamográficos, exames preventivos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e consultas médicas nos municípios de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Itaipava do Grajaú.

Na capital, o Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho realizará, nesta quarta-feira (8), uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com foco na importância da prevenção ao câncer de colo. O objetivo é informar as mulheres sobre temas como os tipos de câncer mais prevalentes, o perfil das pacientes com câncer de colo de útero e a prevenção e diagnóstico a esse tipo de câncer.

Comunidade escolar

A comunidade escolar, inserida no projeto ‘Coisas de Meninas e outras coisas’, receberá atividades de promoção e prevenção em saúde, na segunda quinzena de março, nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e Imperatriz, com oficina de jogos eletrônicos e recreação, serviços de saúde e oficinas.

“Além de todo o trabalho de mobilização com mulheres, também estamos visando atingir outro importante público que são as meninas adolescentes e jovens. A intenção é promover ações de promoção de prevenção nas escolas, promovendo empoderamento das meninas e facilitando o acesso a informações e serviços de saúde”, esclareceu Emanuela Brasileiro.

PROGRAMAÇÃO MARÇO LILÁS

Quarta-feira (8)

Assinatura do termo de cooperação OPAS/OMS – Brasil

Salão de Atos do Palácio dos Leões

10h – Palestra “Tipos de Câncer mais prevalentes e o perfil das pacientes portadoras de câncer de Colo do útero”

11h – Palestra: Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Colo de útero

Local: Auditório do Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho

Carreta da Mulher Maranhense

Barra do Corda

Quarta (8) a sexta (10) – das 8h às 17h

Sábado (11) – 8h às 12h

Local: Av. Rio Amazonas, s/n, Espaço Cultural

Jenipapo dos Vieiras

De segunda (13) a quarta (15) – das 8h às 17h

Local: às Margens do Balneário Joaquinzão

Itaipava do Grajaú

16 a 17 de março – das 8h às 17h

19 de março – 8h às 12h

Local: Em frente à Câmara Municipal

Quarta-feira (22)

14h – Web Conferência Saúde Mental. Tema: Depressão pós-parto e gestantes usuárias de substancias psicoativas

Telesaúde- Hospital Presidente Dutra

Projeto “Coisas de Meninas”

Atividades de promoção e prevenção em saúde com escolares

Sexta-feira (17) – São Luís – Centro de Ensino Dayse Galvão

Sexta-feira (24) – Paço do Lumiar – Centro de Ensino Domingos Vieira Filho

Sexta -feira (31) – Imperatriz – Centro de Ensino Graça Aranha

II Seminário Estadual Direito a Saúde: uma conquista das mulheres, uma política de Estado”

Sexta-feira (24) – 9h às 18h – Local: a definir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca