domingo, 25 de junho de 2017

DIA DO MARINHEIRO..

A importância do Mar


Hélcio Silva

25  de Junho de 2017

Moro em cima das terras secas do Planalto Anil II, donde não olho nem mesmo as águas do rio anil, outrora cristalinas; e, hoje, um leito de águas de esgoto... Até um canal que vem do Cohatrac carrega um bom bocado de merda e toneladas de lixo, causando ameaça ao meio ambiente e à saúde da população; embora o Ministro do Meio Ambiente seja maranhense... Não é possível que ele não tenha conhecimento desse desastre ecológico que ocorre na cidade...

Mas hoje é festa no Mar; nas águas dos mares!... Que beleza é o mar em festa!... E Iemanjá, na sua exuberância de Rainha, festejando o dia consagrado ao marinheiro... Sem os mares não haveria comércio internacional como hoje há; e economia mundial estaria quebrada... E não haveria marinheiros!

E Hoje é Dia Mundial do Marinheiro!

E sentado aqui no meu quintal, nesta ilha de Upaon-açu, onde se deita a cidade de São Luís, fico a ouvir a Rádio Guaíba de Porto Alegre, ao mesmo tempo em que leio a notícia que a Rádio Onu distribuiu ao Mundo sobre o Dia do Marinheiro... E vou lendo o texto abaixo escrito pelo jornalista Eleutério Guevane, da ONU News:
  
Portos e centros marítimos abrem portas para marcar 

Dia do Marinheiro

Celebração da data foi declarada há sete anos em Conferência Diplomática de 2010 em Manila, nas Filipinas ;  campanhas e atividades especiais decorrem em diferentes lugares do mundo.


Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.

Comemora-se este 25 de junho o Dia Marinheiro. A celebração foi estabelecida há sete anos para reconhecer a contribuição dos profissionais da marinha para o comércio internacional no setor, na economia mundial e sociedade civil.

O marinheiro importa é o tema da celebração de 2017. A ideia é envolver os portos e os centros marítimos em ações para mostrar a importância do grupo de profissionais para o seu funcionamento.

Melhores práticas

Em vídeo gravado para marcar a ocasião, o secretário-geral da Organização Marítima Internacional, Kitack Lim,  disse que a  ideia é que os portos e centros marítimos partilhem e mostrem boas práticas de apoio marítimo e do bem-estar.

O representante encoraja a organização de atividades especiais para marinheiros tais como envolver o grupo com portos para celebrar o dia, dar acesso livre ao sinal wi-fi.

A resolução que declara o Dia do Marinheiro foi adotada pela Conferência Diplomática de 2010 na capital filipina, Manila.

O documento "encoraja governos, organizações de transporte, indústria empresas, armadores e todas as partes interessadas a promover de forma devida e adequada o Dia do Marinheiro e tomar medidas para celebrá-lo de forma significativa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca