segunda-feira, 20 de junho de 2022

Onde está o geriatra? - por Hélcio Silva

Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão.



Onde está o geriatra?

Por Hélcio Silva  

(20 / 06 / 2022)

Um prédio bonito, elegante, agradável, de pintura recente, chamado carinhosamente, aqui, na redondeza, de hospital do idoso, mesmo não sendo hospital... Poderia também ser chamado Centro do Bom Acolher, Centro de Saúde dos Idosos ou mesmo a UPA dos idosos!

No dia 27 de março, neste março d’agora, deste ano de 2022, um domingo de esperança aguardava a chegada do então governador Flávio Dino para inaugurar, aqui em São Luís, o primeiro Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão. O Creaispi será coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). O equipamento fica em São Luís, onde funcionava o Centro Social Urbano (CSU) do bairro da Cohab, e funcionará de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.

O centro destina-se a pessoas idosas a partir dos 60 anos, residentes nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, que apresentem na Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), perdas cognitivas, funcionais, problemas sociais, ou grandes Síndromes Geriátricas, que necessitam de abordagem multidisciplinar especializada.

Durante solenidade de entrega, o governador Flávio Dino reforçou a importância do Centro para a garantia dos direitos da pessoa idosa. “Esse equipamento é muito importante para a população idosa. Aqui neste espaço a população idosa contará com serviços de saúde, assistência social e direitos humanos”, disse o governador.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Abdalla, pontuou a importância do equipamento para a população idoso da Grande Ilha. “Dia histórico, a entrega do Centro de Referência da Pessoa Idosa de São Luís, será composto por um conjunto de instituições que garantem a defesa dos direitos da pessoa idosa como a Defensoria, Promotoria e Delegacia do Idoso, não existe um equipamento igual em todo o Brasil. Mais uma vez o estado na vanguarda dos serviços e desenvolvimento social”, destacou a secretária da Sedes, Larissa Abdalla.

O Creaispi será composto por equipe interinstitucional, com o funcionamento de diversos órgãos no referido Centro com a oferta do atendimento direto, sendo: Secretaria de Estado de Saúde (SES); Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Defensoria Pública do Estado; Ministério Público do Estado, representada pelas Promotorias de Justiça Especializadas da Pessoa Idosa a 16ª promotoria; Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pela Delegacia do Idoso; Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz/MA, sendo responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) a coordenação do Creaispi.

Naturalmente, ali estaria plantado um espaço de apoio, cuidado e atenção aos idosos.

O idoso(a), já devidamente cadastrado, é encaminhado a um setor de triagem onde é devidamente avaliado (a triagem é de extrema importância para que os profissionais possam oferecer um atendimento eficaz para os pacientes).


Nesse setor de triagem, além dos procedimentos normais, como medir pressão e outras coisas mais, recebe, até sem pedir, um encaminhamento para um geriatra. O geriatra é o médico que trata as doenças que afetam os idosos.

O paciente (idoso ou idosa) é encaminhado, na mesma hora e no mesmo dia, para o setor de marcação de consultas... E aí começa o drama!

Chaga o NÃO!

Não é marcada - agendada ou coisa parecida - a tal consulta recomendada pelo setor de triagem.

O idoso(a) é aconselhado a voltar na próxima semana.

Vamos a um exemplo real. No dia 10 de junho, um idoso X foi encaminhado pela enfermeira Gisleide, do setor de triagem, para o setor de marcação de consulta...

O setor de marcação deu a resposta seca, sem explicação: venha na outra semana, dia 17.

No dia 17, o dito cujo paciente X, ao se reapresentar, foi informado para voltar somente depois de dois meses...

Isso acontecendo, no mesmo dia, com outros pacientes querendo marcar consulta com o Dr. Geriatra... o invisível..., ninguém sabe onde encontrar!

Muitos idosos, naquele dia 17, voltaram para casa...

Não adianta desmentirem, porque o papaizinho reclamante, filho de Pedro e Biloza, é parte do time da espera, que, provavelmente, ficará longo tempo no banco de reserva, com seus quase 8.4,ainda vivos... e bem vivos - para as grandes batalhas, nesta luta pelo bem público, pela Saúde e pela Educação..., por um Brasil melhor!

Bom dia meus amigos e minhas amigas

Paz e Alegria...

Tô indo...

Até mais ver!

Eu sou Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais do que Hélcio...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca