segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Homenagem a Mhario Lincoln

Mhario Lincoln recebeu homenagem do Grande Oriente do Rio de Janeiro

Essa homenagem aconteceu há 14 anos. Lincoln foi levado pelas mãos do confrade-maçom Elvandro Burity

04/09/2022

Por: Mhario Lincoln / Fonte: Mhario Lincoln

Original do JORNAL ALDRAVA/2008/Copydesk: jornalista Orquídea Santos, chefe da ASCOM/Academia Poética Brasileira.


Foto original: Elson Burity, Mhario Lincoln, Nilza Lieh, Elvandro Burity e o Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souza 

O Jornalísta Mhario Lincoln, parceiro e amigo do Jornal Aldrava, tendo o Templo do Grande Oriente do Rio de Janeiro como cenário magnífico e indescritível recebeu algumas homenagens. Palavras do homenageado: "Deixaram marcas profundas de amizade e amor ao próximo, ratificando a lealdade, a igualdade e a fraternidade. Primeiro, pelas mãos do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Meio Ambiente, fundada a 14 de maio de 2001, ligada à Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro e tendo como lema propagar a cultura e a boa qualidade de vida no Planeta Terra, presidido por NILZA PINHEIRO DE ATHAYDE LIEH que atendeu solicitação do amigo ELVANDRO DE AZEVEDO BURITY. Segundo, pelas mãos do Grão Mestre do Grande Oriente/RJ que concedeu a mim, uma das mais importantes Comendas do GOERJ, a MEDALHA DE INSTALAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ato assinado pelo Grão-Mestre EDUARDO GOMES DE SOUZA, pelo Secretário Estadual de Administração e Patrimônio MANOEL PEIXOTO BARBOSA e pelo Secretário Estadual de Guarda de Selos EDSON TAVARES BANDEIRA DE MELLO. Minha esposa Veridiana também foi homenageada com a MEDALHA DE RECOMPENSA À MULHER (há mais de 100 anos a Maçonaria Mundial acatou a idéia de Lojas Mistas. Inclusive, uma delas, aqui no Rio, é presidida por uma mulher, Yara Vargas, também presidente da Academia Guanabarina de Letras).


Confesso que senti uma das grandes emoções de minha vida profissional. Ao entrar no Templo - relicário da verdadeira história do Brasil, desde a época da vinda da família real e que transformou a capital carioca numa metrópole - me deparei com grandes obras de arte autênticas, tombadas pelo Patrimônio Histórico da União, esculturas, sinais, escadas em madeira, mármore, arquitetura pertinente, imagens da família real, de grãos-mestres e de maçons, membros das inúmeras lojas que lá funcionam - me senti como se numa viagem imaginária à época da monarquia. então, ultrapassar os umbrais do Templo, a Lapa, outra visão histórica que se mistura à poesia, à música e à boemia autêntica do centro do Rio. Os arcos, os barzinhos, os artistas de rua, os cantores da noite. Tudo num mix com a cara do Rio de Janeiro. Desta feita, já de carona com Elson Burity (ex-Capitão dos Portos do Maranhão, hoje no Tribunal Marítimo) fui reviver os bons tempos da TV Tupi na Urca, depois de uma rápida passagem pelo Cristo Redentor e pela casa do cantor Roberto Carlos. Também conheci o Iate Clube do Rio de Janeiro. Imenso. O aterro do Flamengo, a antiga sede do Botafogo e tantas outras marcas históricas da cidade redentora.

Não esquecerei jamais dos abraços que recebi dessa gente tão meiga, tão sincera e tão alegre. Abraços com sentimentalismo e emoção, como o de AILDO CAROLINO (Secretário-Chefe de Gabinete do GOERJ), de YARA VARGAS (essa mulher inteligente e maravilhosamente simpática, presidente da Academia Guanabarina de Letras), de DAISE BURITY, esposa de meu anfitrião carioca Elvandro Burity, do meu "xará" MÁRIO (foi com Yara), de ROBERTO PUMAR SILVEIRA, da Ordem do Mérito Pumart, do próprio ELSON BURITY, que nos locomovia naquele instante, MANOEL PEIXOTO BARBOSA, Secretário de Administração e Patrimônio, e de NILZA PINHEIRO DE ATHAYDE LIEH - mulher dinâmica, presidente da Academia Brasileira do Meio Ambiente, cuja inteligência e respeito lhe são simbolos de pertinência.

Deus tem sido muito bondoso comigo. Amém!

Obrigado Elson Burity (Ex-Capitão dos Portos do Maranhão) e Elvandro Burity, essa pessoa incrível que foi colocado em minha vida.

Mhario Lincoln, 2008, Templo do Grande Oriente do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca