Acadêmico Edmar Lisboa Bacha ministra palestra sobre as origens e o futuro da economia no ciclo sobre o Bicentenário do Brasil
A Academia Brasileira de Letras encerra o 6º Ciclo de Conferências do ano, que presta uma homenagem ao bicentenário do Brasil. Na quinta-feira, dia 29 de setembro, o Acadêmico Edmar Lisboa Bacha abordará as origens e o futuro da economia na palestra "Que PIB é este? Por uma releitura da economia brasileira nos séculos XIX e XX". Com a coordenação do Acadêmico José Murilo de Carvalho, o ciclo teve, no total, cinco palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês de setembro, às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.
O ciclo teve início no dia 1º de setembro com a palestra "De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação", proferida pelo embaixador Rubens Ricupero. No dia 8 de setembro, o Acadêmico Antonio Carlos Secchin abordou a "Dependência ou morte: Polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade". No dia 15 de setembro, o Acadêmico Domício Proença Filho falou da língua portuguesa e a independência do Brasil. "Na terceira margem: o povo na independência" foi o tema da palestra ministrada pelo professor Sérgio Abranches no dia 22 de setembro.
Para se inscrever na conferência, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. A inscrição garante a vaga para a palestra da semana e não a todas as conferências que compõem o ciclo. Para os interessados que não puderem comparecer, também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.
O ACADÊMICO
Edmar Lisboa Bacha é o sexto ocupante da Cadeira nº 40. Foi eleito em 3 de novembro de 2016, na sucessão de Evaristo de Moraes Filho, e recebido em 7 de abril de 2017 pelo Acadêmico Fernando Henrique Cardoso. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1960-1963) e especializou-se em Economia no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (1964) e, depois disso, somou à sua formação acadêmica inicial os títulos de mestre (1964-1966) e doutor em Economia (1964-1968), pela Universidade de Yale (Estados Unidos).
Esteve à frente de relevantes cargos, como de assessor especial do Ministro da Fazenda, quanto da implantação do Plano Real (1993-1994); e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (janeiro a dezembro de 1995).
SERVIÇO
Local: Sala José de Alencar Horário: 17h30 Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.