Do Livro: “-A PAZ NA LINHA DA VIDA"
Edomir Martins de Oliveira
Vice-Presidente Nacional da
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA – APB
Capitulo IX
PARABÉNS, TIO ADAUTO!
Por Edomir Martins de Oliveira
Recebemos, eu e minha esposa Elma, convite para comparecer ao aniversário do seu tio Adauto Ferreira dos Santos, em São Vicente Ferrer – MA, pois ele agora se aproxima dos cem anos de idade. Os filhos e todos os seus descendentes e respectivas famílias estarão prestando-lhe mais uma homenagem surpresa. Ele agora completará 99 anos. As comemorações serão celebradas em sua residência.
Tio Adauto nasceu e se criou em de S.J. Batista. O seu amor por S. Vicente Ferrer começou no ano de 1950, quando o seu irmão Chiquitinho Figueiredo (grande líder da baixada maranhense) foi eleito prefeito desse município e ele foi nomeado para ser o Secretário da Prefeitura. Fez muitos amigos e passou a residir e domiciliar-se ali, chegando a eleger-se Prefeito. Homem probo. Nada comprometeu sua imagem de homem público.
Foi casado com Vitória Arouche Santos, de saudosa memória, esposa exemplar, que lhe deu filhos e filhas que são orgulho para toda a família: Ena (já no gôzo da Mansão Celestial); Iná (Médica Pediatra); Vicente (Veterinário); Raimundo (Economista - que Deus também chamou); Kátia, (Economista); Adauto Filho (Gastrônomo) e suas netas Ariena (Contabilista) e Carol (Médica) cujas, considera como suas filhas. Esses filhos já lhe deram netos e bisnetos, tendo ele bela descendência. É um homem abençoado por Deus!!!
Ficamos a imaginar como será a comemoração dos seus 99 anos. Cansaço e fadiga da viagem serão superados pelas belezas naturais que contemplaremos, como dos belos lagos de Viana e campos da Baixada, e a gentileza, que caracteriza toda a família ao nos receber. Tio Adauto conta-nos sempre casos hilários como só ele sabe contar. É uma alegria estar junto dele.
Acordaremos pela manhã, com a sinfonia de pássaros entre eles os pardais e os bem-te-vis, que parecerão homenagear o aniversariante. O aroma delicioso do café nos chamará para saboreá-lo. O mugir de 2 vacas, que mantem no quintal, nos animará a ver de perto a ordenha. Tomarei leite mugido pela primeira vez, pois sei do seu sabor excelente. Para Tio Adauto, o leite tem que ser puro. Não toma leite de caixa, pois contém conservantes.
Em seguida, iremos à mesa farta do desjejum matinal com a família. Com a presença do aniversariante, cantaremos o primeiro “parabéns a você” do dia.
O almoço, será constante de um cardápio variadíssimo, muito bem orquestrado pela batuta do “Chefe” Adauto Filho, formado em Gastronomia, em São Paulo. Tudo estará delicioso!!!. À noite serão servidos frios, salgados e docinhos aos convidados além do tradicional bolo.
Dra. Iná pediu aos convidados que chegassem às 18h00, em razão da idade do aniversariante. A carreata, comandada por Luiz Figueiredo e demais sobrinhos, também chegará para homenagear o Tio querido. Será alegria total.
Este homem de 99 anos tem lucidez e disposição física. Por vezes, ele esquece alguma coisa, que sua atual esposa Maria dos Remédios e seus filhos logo o ajudarão a recompor.
A recepção será bela e emocionante!!! O tio Adauto rindo dirá a todos que o único defeito do bolo é o ornamento: um velhinho, se apoiando em bengala, que ele dirá orgulhosamente não usar. Tal é seu ânimo e vontade de viver, que ele formulou o convite para seus 100 anos no próximo ano.
Seguir-se-á a palavra pastoral, dando graças a Deus pela vida e saúde do aniversariante. Ouvir-se-á discursos, declamações e cânticos. Tudo será só alegria!!!
Depois que ele se recolher, à noite, com a lua presente, ouvir-se-á a voz de um seresteiro que cantará, de Catulo da Paixão Cearense, o “Luar do Sertão”, dedilhando as cordas do seu violão, e relembrará: “Não há, ó gente, ó não/Luar como esse do sertão”. Realmente, o poeta tinha razão.
No dia seguinte, retornaremos, à capital levando os momentos felizes passados, e confiantes de que no próximo ano voltaremos para participarmos das celebrações dos 100 anos do nosso querido tio Adauto. Parabéns Grande Guerreiro!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.