sábado, 19 de julho de 2025

EUA revogam visto de Alexandre Moraes

 EUA revogam visto de Moraes, familiares e aliados


19/07/2025


O secretário de Estado do presidente Donald Trump, Marco Rubio, declarou nesta sexta-feira (18) que revogou os vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de pessoas próximas a ele na Corte e também de seus familiares diretos.

Segundo Rubio, a medida foi adotada diante do que classificou como ataques à liberdade de expressão. “O presidente Trump deixou claro que sua administração responsabilizará estrangeiros que promovem censura contra manifestações protegidas em território americano. A cruzada ideológica do Ministro Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro instaurou um ambiente de repressão tão profundo que não só fere os direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros, como ultrapassa as fronteiras do país, afetando também os Estados Unidos”, publicou Rubio na plataforma X (antigo Twitter).

Rubio acrescentou: “Determinei, com efeito imediato, a suspensão dos vistos de Moraes, de seus aliados no STF e de seus familiares imediatos”. O comunicado, no entanto, não especifica quem seriam os aliados citados.

A revogação dos vistos foi anunciada no mesmo dia em que Moraes determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilize tornozeleira eletrônica. Bolsonaro é próximo de Trump e atualmente enfrenta restrições judiciais que o tornaram inelegível até 2030, por conta de abusos de poder e ataques ao sistema eleitoral.

Em resposta, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mora nos Estados Unidos, agradeceu a Trump e a Rubio pela medida. “Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também — ou quem sabe até perderão seus vistos”, declarou.

Durante entrevista à CNN, ainda na noite de sexta, Eduardo Bolsonaro afirmou que os Estados Unidos não devem reconhecer as próximas eleições brasileiras caso Jair Bolsonaro não esteja na disputa.

Fonte - direitaonline


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca