quarta-feira, 12 de junho de 2013

"Estado se nega a dar informações sobre o caso Rosemary"



Deputado Vanderlei Macris

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) vê com desconfiança a negativa da Casa Civil sobre o pedido de informações sobre a sindicância de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, feito pelo Ministério Público Federal.
Após a negativa, o MPF em São Paulo enviou um requerimento, por meio do procurador-geral Roberto Gurgel, direto à presidente Dilma Rousseff.
“O fato de a Procuradoria ter solicitado a informação à presidente é uma clara demonstração de que o estado está se negando a dar a informação, porque sabe que o aprofundamento dessa investigação vai comprometer àqueles que orbitaram o poder ao longo dos últimos anos”, considera.
Segundo matéria da Agência Estado, publicada no portal da revista Exame, a Casa Civil negou o pedido anterior alegando que não tinha competência para prestar os esclarecimentos.
“Essa senhora [Rosemary] usava do prestígio com o presidente Lula e outras autoridades para benefícios pessoais, influência em acordos, venda de pareceres. Ela é um poço de informações bombásticas”, acredita o deputado.
“E o que faz o governo? Evita dar informações como se estivesse tentando acobertar ou blindá-la”, aponta.
“A presidente vai ter que dar cabo dessa informação. Se ela não responder ao requerimento, vai ficar claro que essa faxina promovida na esfera pública era apenas uma falácia. Vai confirmar que essa história era só uma cortina de fumaça”, completa.
A Procuradoria afirma que o acesso ao processo administrativo pode contribuir com as investigações sobre a Operação Porto Seguro, que desarticulou um esquema criminoso de compra de pareceres de órgãos públicos federais.

Atualmente, Rosemary Noronha está sendo processada nas esferas cível e criminal pela prática dos crimes de tráfico de influência, falsidade ideológica, corrupção passiva e formação de quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca