sábado, 8 de fevereiro de 2014

Tudo bem, mas falta o básico




Há tempo que a gente acompanha notícias de inaugurações de Upas e Hospitais bem equipados no interior e na capital do estado do Maranhão. Parabéns para Ricardo Murad (secretário de Saúde) e parabéns para a governadora Roseana Sarney...
Essas unidades são espaços curativos para as nossas doenças. E onde estamos buscando essas doenças? Na violência urbana e nos conflitos no campo, com feridos a tiros e facadas, no trânsito maluco que todos os dias faz vítimas, na água suja de esgotos a céu aberto, na falta de qualidade no serviço de coleta, destino e tratamento do lixo (em São Luís há muitos lixões a céu aberto, inclusive o da ribeira), na ausência de uma melhor fiscalização nas feiras, mercados e em pequenas vendas de alimentos, alguns sem qualquer condição de higiene, mesmo nas regiões mais urbanizadas.
Se o governo do estado praticasse uma política de "Não à Doença", preservando a saúde pela oferta de gestões públicas que objetivassem oferecer melhor qualidade de vida à população, não precisaríamos construir tantos hospitais. Hoje, eles são necessários por falta de investimento na saúde preventiva, há anos abandonada. 
O melhor tratamento é investir na prevenção para garantir a saúde, preparando as cidades para a vida saudável... A cidade precisa estar saudável para o povo ter uma vida saudável. Faz-se também necessário um investimento de qualidade na Educação, pois, através da Educação, a partir dos primeiros passos da criança na Escola, é que começamos a aprender e valorizar a vida. 
Como vai o governo no item Educação, quando se trata da importância e do valor da vida? Como vai a politica de saneamento do governo do estado do Maranhão? Tem o governo do estado do Maranhão uma política ambiental séria?
Saúde Publica não é só construir hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca