quarta-feira, 25 de julho de 2018

Superação: Com ajuda da FAS, jovem em situação de rua passa em curso profissionalizante


Em situação de rua, o estudante Yakson Mikhael de Sousa Passos é um dos 36 candidatos atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) aprovados em cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Curitiba. O resultado saiu há um mês. Foram abertas 80 vagas, divididas entre Auxiliar Administrativo e Operador e Suporte em TI (Tecnologia da Informação). Yakson, que participou do programa FAS Aprendiz e usa unidades da Prefeitura para dormir e passar os dias, optou pelo segundo curso.

Determinado, o jovem de 21 anos planeja o futuro em Curitiba. Quer terminar o Ensino Médio, fazer o curso técnico que terá um ano e meio de duração e buscar emprego na área - meta facilitada pelo fato de o curso fornecer mão de obra para as empresas associadas ao chamado Sistema S. Para isso, está frequentando um curso para jovens e adultos.

“Essa cidade apoia, ajuda a gente a se levantar”, diz ele, que chegou a Curitiba há pouco menos de cinco meses, vindo de Joinville (SC), sem dinheiro ou local para ficar. Desde então, pernoita nas casas de passagem Rebouças ou Jardim Botânico e, quando não consegue trabalhos eventuais, passa manhãs e tardes no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Plínio Tourinho, no bairro Rebouças.

Parceria pela aprovação

A aprovação de Yakson em um dos cursos ofertados pelo Senai também é um marco para a FAS, observa o coordenador de Promoção para o Mundo do Trabalho, Admaro Anderson Pinto. “Conseguimos saltar de duas aprovações em 2017 para as 36 de agora. Isso é muito significativo”, diz.

Admaro conta que o segredo do sucesso, além do interesse e da dedicação dos futuros alunos, foi a parceria com a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal da Educação. Além de ajudar Yakson a prestar o Exame de Equivalência do Ensino Fundamental, o setor deu aulões de Português e Matemática Básica a todos os candidatos interessados. Até então, as disciplinas eram motivo de muitas reprovações.

Os aulões - de um dia para cada matéria - aconteceram pouco antes das provas, nas Regionais Cajuru e Pinheirinho, e foram abertos a estudantes de 14 a 18 anos.

FAS Aprendiz

O Programa FAS Aprendiz é desenvolvido pela FAS em parceria com entidades sociais e destinado a adolescentes e jovens que moram em Curitiba. O programa oferta módulos de formação que preparam os alunos para o trabalho. As aulas acontecem em até 43 encontros, de segunda a sexta-feira, pela manhã ou tarde.

Para participar, os interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca