Dom Paulo Mendes Peixoto - Arcebispo Metropolitano de Uberaba – MG
O clima da cultura moderna, ou pós-moderna, chamada de
“cultura líquida”, influencia fortemente a mente das pessoas, principalmente
dos jovens pouco avisados sobre sua dignidade e valor do ser humano constituído
imagem e semelhança do Criador. Mas não podemos ser reféns de dados construídos
com critérios irresponsáveis, que favorecem ações que ameaçam a vida humana.
Em 2015 foi criada pelo Centro de Valorização da Vida
(CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de
Psiquiatria (ABP) brasileira, uma campanha de prevenção contra o desrespeito à
vida. É uma preocupação que atinge a todas as pessoas, principalmente às
famílias, as que mais sofrem com a perda de um ente querido, de forma
arbitrária.
A ação da mídia e das redes sociais tem favorecido
práticas indesejáveis. Muitas pessoas têm tirado a própria vida por coisas tão
fúteis e banais, passíveis de superação através de acompanhamento psicológico e
espiritual. A vida é um dom de Deus e merece ser preservada em qualquer
circunstância, basta que a pessoa esteja aberta e procure as instâncias que
podem ajudá-la.
O amarelo, nas plantas ou nas pessoas, dá impressão de
decadência, de doença e fragilidade. Causa preocupação e busca de solução, de
ajuda para identificar o que está acontecendo. Não podemos dar a uma cor, no
caso do amarelo, o sentido de desânimo em relação ao sentido da vida. Uma
árvore desbotada com cor amarela dá impressão de caminhar para a morte.
Muitas instituições estão preocupadas com o índice de
ameaça à vida. Ao lado da preocupação, investem na qualificação de
profissionais para trabalhar a autoestima das pessoas. Isso acontece em muitas
Igrejas e entidades especializadas nesse campo. Na Igreja Católica temos agentes
com qualidades específicas para auxiliar aos que os procuram, principalmente na
área da psicologia.
Além da orientação que é dada internamente pelas diversas
instituições, existe também uma vasta literatura sobre o assunto e de fácil
acesso das pessoas interessadas. Podemos encontrar ajuda ainda no
site“www.setembroamarelo.org.br”, porque precisamos valorizar a nossa história
de vida, olhando para as pessoas mais vulneráveis e necessitadas de orientação
precisa e pertinente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.