quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

José Aparecido de Oliveira: 90 anos!


Petrônio Souza Gonçalves


José Aparecido de Oliveira foi reconhecido em vida como “O Melhor Mineiro do Mundo”. Nascido em 17 de fevereiro de 1929, tudo foi muito precoce e intenso em sua vida, considerado por muitos como um dos maiores mineiros em todos os tempos. Aos 11 anos de idade perdeu o pai e assumiu a condução moral da família. Ao lado da mãe e mestra, Aracy Pedrelina de Oliveira, ajudou a criar os quatro irmãos mais novos: Genesco, Maria Aparecida, Alda e Modesto. Honrou até o último segundo de sua vida essa missão.

Antes dos 35 anos de idade já havia sido secretário particular do Presidente da República, Jânio Quadros; deputado federal eleito e depois cassado no Primeiro Ato Institucional do Golpe de 1964; e secretário de Estado de Minas Gerais, ocupando simultaneamente duas secretarias. Em linha direta do tio Clodomiro de Oliveira, José Aparecido de Oliveira era um brasileiro por excelência. Poucos homens exerceram tanto fascínio no meio político, cultural e intelectual do Brasil por tanto tempo.

Deputado cassado e gozando de notável prestígio, liderou uma pioneira campanha nacional pela preservação do município do Serro, em 1974. Pouco tempo depois participou da exitosa campanha de Tancredo Neves para o governo de Minas, sendo ele o segundo candidato a deputado federal com a maior votação no Estado naquele pleito. Criou e implantou a secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, sendo o primeiro secretário da pasta. Com livre trânsito no cenário político nacional, articulou a candidatura de Tancredo Neves para a presidência da República, sendo ela vitoriosa em votação indireta.

José Aparecido dizia que um povo sem cultural é como um corpo sem alma. Liderou e criou o Ministério da Cultura, sendo o primeiro ministro. A convite do presidente José Sarney, tornou-se governador do Distrito Federal, resgatando o Plano Piloto da Capital do país, junto com seus idealizadores: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Liderou o tombamento de Brasília pela UNESCO, sendo ela a única cidade no mundo criada e tombada no mesmo século.

Sempre visionário, tinha um sonho: irmanar os povos do planeta pela Língua e quando assumiu a Embaixada Brasileira em Lisboa, liderou e implantou a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na presidência do amigo Itamar Franco. Ao fim do mandato de presidente, Itamar queria indicá-lo para a sua sucessão, o que não foi possível por Aparecido ter passado por uma complicada cirurgia. De volta a Minas, participou ativamente da exitosa campanha de Itamar Franco ao governo do Estado, que culminaria na defesa intransigente do patrimônio público de Minas Gerais e da CEMIG.

Em 19 de outubro de 2007 José Aparecido de Oliveira nos deixou, depois de ser vencido por um câncer. Podemos dizer que muitos ficaram órfãos de suas ideias, ideais e valores. Sua obra maior, o Ministério da Cultura, não existe mais. Aos poucos, vamos perdendo as referências de Aparecido e de nossa mineiridade, ficando mais pobres em nós mesmos. Sei que ele está, a cada dia, fazendo muito falta por aqui.

Petrônio Souza Gonçalves é jornalista e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca