terça-feira, 25 de agosto de 2020

LIXO NO ESGOTO... De quem é a culpa?

Cerca de 6 toneladas de lixo são retiradas todos os dias das redes de esgoto de São Luís


O descarte indevido de resíduos gera obstrução e transbordamento das tubulações.

Não importa onde li o texto ou onde vi o fato: é acontecimento quase diário em nossa cidade. A falta de saneamento é evidente em nossa cidade...

São Luís não tem política de Saneamento Básico...

O G1 Ma publicou nesta manhã o texto abaixo...

Para os curiosos, o texto abaixo, repito, eu vi e li no G1 Maranhão de hoje:

Todos os dias, em média, seis toneladas de lixo são retiradas da rede de esgotamento sanitário de São Luís, segundo dados divulgados da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O descarte indevido de resíduos gera obstrução e transbordamento das tubulações.

“Os materiais vão desde líquido, pastoso a sólido. A parte sólida, que costuma representar 10% desse material, é a maior responsável pelos problemas de obstrução das redes coletoras de esgoto”, afirma Carlos Rogério, diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da companhia.

Entre os resíduos mais comuns encontrados no estado estão garrafas pet, tecidos, sacolas plásticas, ferro, madeira e até areia.

Por isso, de janeiro até julho deste ano, em São Luís, 3.255 desobstruções foram realizadas nas redes coletoras de esgoto. O total equivale a, aproximadamente, 465 serviços dessa natureza. Por mês, em média, são retirados 400 kg de resíduos a cada operação. Janeiro foi o mês com mais desobstruções de pontos de esgoto realizadas, 630 ao todo.

Entre os bairros com mais registros de desobstrução estão: Cidade Operária, Centro e Cohatrac IV. A prática de descartar resíduos sólidos na rede de esgoto, e até mesmo a colocação de água da chuva na rede de esgotos, são as maiores responsáveis pelas obstruções e transbordamentos nas vias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca