segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Homenagem a Mhario Lincoln

Jornalista Mhario Lincoln será homenageado nos 200 anos da Imprensa Maranhense


Orquídea Santos, 

jornalista e apresentadora de TV

 







O jornalista Mhario Lincoln, editor nacional do www.facetubes.com.br e presidente da Academia Poética Brasileira, se emocionou ao ver sua classificação em 5º lugar na lista de eleitos por votação popular, em ação administrada pela Universidade Federal do Maranhão, no momento em que se comemora 200 anos do primeiro impresso gráfico no Estado.

Mhario Lincoln ficou a poucos votos do 4º lugar, onde se classificou um dos ícones literários do Brasil (citado na abertura da ONU pelo presidente Sarney), o poeta e jornalista Bandeira Tribuzi, co-fundador do jornal "O Estado do Maranhão", um dos mais lidos matutinos maranhenses.

"Eu acredito que essa colocação é meritória em função da maneira como se deu o processo; não por indicação, mas e principalmente, pelo reconhecimento público. Devo compartilhar esse mérito com minha mãe, jornalista Flor de Lys, uma das incentivadoras do meu trabalho na imprensa", diz o jornalista.

Ele exerceu a profissão de jornalista no Maranhão por 45 anos, tendo sido apresentador e diretor de programa na rádio e na TV, e em dois dos importantes jornais da Ilha, "O Imparcial" e "Jornal Pequeno", como colunista diário, onde exerceu seu legado por 45 anos.  Teve passagens rápidas pela Rádio Timbira. Depois, firmou-se na TV Difusora, junto com a mãe Flor de Lys, pessoa a que ele se refere como a "bússola em minha vida".

E complementa: "Acho que D. Flor deveria levar todos os méritos. Por isso, é grande a minha emoção de ter seguido as orientações dessa extraordinária mulher, que Deus escolheu para me gerar. A ela, todo o reconhecimento. Hoje, sou apenas uma ponte que leva a ela todas essas glórias.", disse MHL visivelmente emocionado. Hoje é vitorioso na empresa que comanda no Brasil, a plataforma de Literatura, Arte e Música, chamada de FACETUBES (www.facetubes.com.br).

O PROJETO

"200 anos de Imprensa no Maranhão", é uma iniciativa aplaudida, que visa resgatar e enaltecer o bicentenário da introdução da imprensa no estado, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

É fruto de acordo entre a Universidade Federal do Maranhão – por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) – e a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale.

OS RESULTADOS

Na sexta-feira passada, dia 12.11.21 o Conselho Universitário da Universidade Federal do Maranhão publicou a lista dos vencedores e indicados, com base na Resolução nº 362 – Consun. Serão apenas 50 homenageados, eleitos por votação popular e critérios técnicos.

A entrega da comenda será realizada de forma presencial, no dia 21 de dezembro, a partir das 19 horas, em cerimônia no Palácio Cristo Rei, localizado na Praça Gonçalves Dias, Centro de São Luís e marca o encerramento das comemorações dos 200 anos da imprensa no estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca