Por que Roseana não foi a São João?
Hélcio Silva
(10 / 09 / 2022)
Acordei intrigado.
Vi, no entanto, a felicidade expressada pela ex-governadora Roseana Sarney em texto escrito e acompanhado de um vídeo, no twitter, sobre seu retorno a São Luís depois de uma visita à baixada maranhense.
É época de campanha eleitoral e os candidatos apressam-se em informar onde estão ou onde estiveram...
Faz parte da propaganda...
E Roseana postou, no twitter, o texto abaixo, informando que estava retornando de vários municípios da baixada maranhense, naturalmente, voltando de intensa campanha eleitoral.
“Acabando de pousar de volta da Baixada - Pinheiro, São Bento, São Vicente Ferrer e Penalva. Viva!...”
Era um avião de voo suave!
O pouso de retorno para São Luís foi no mesmo local do antigo Campo de Aviação, chamado, em tempos passados, de Aeroporto do Tirirical, tempos em que a Panair fazia seus pousos aqui também.... Tempos bons!
Hoje, aqueles tempos são tempos passados!
Em tempos de hoje, o campo de pouso é internacional: Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado.
O Hugo é bem diferente do saudoso Tirirical, tempos em que a gente descia na pista e caminhava, andando com nossos pés, até a escada do avião, para receber quem chegava...
Era uma festa!
Mas quem é (ou foi) esse grande Hugo?
Hugo da Cunha Machado, maranhense, nascido em São Luís dia 3 de novembro de 1898, foi um militar, professor e político.
Foi deputado federal pelo Maranhão.
Em 1955, disputou o governo do Maranhão, sem sucesso...
Quando Hugo da Cunha Machado disputou o governo do Maranhão (em 1955), o ex-presidente José Sarney tinha apenas 25 anos de idade, sem imaginar - penso eu - que 10 anos depois ele (José Sarney) seria eleito governador do Maranhão.
Outra lembrança verdadeira - aliás, bem verdadeira mesmo - é que Roseana Sarney tinha apenas dois anos de idade quando Hugo disputou o governo do Maranhão, em 1955... Com dois anos de idade, verdadeiramente verdadeiro, a Roseana nunca imaginaria ser governadora do Maranhão por muito mais tempo que o PAI JOSÉ.
Porém, de toda essa história, o que mais me intriga é a Roseana ir à baixada, visitando Pinheiro, São Bento, São Vicente Ferrer e Penalva, sem ir São João Batista.
Se ela foi a São Vicente, por que não deu um pulinho em São João? Se de São Vicente ela foi a Penalva, passaria pelo Bom Viver, que é entrada pra São João... pertinho - por que não entrou em São João?
Mas ela já esteve lá em outras épocas, em outras campanhas, como outros demais políticos que já andaram por lá... e ainda passam por lá.
E, como governadora, nada fez de importante pelo desenvolvimento do município, um dos mais pobres da baixada. São João continua do mesmo jeitinho..., como dantes, apesar dos 14 anos dos governos de Roseana.
Aliás!... Aliás!... Até foi bom ela não entrar para ver como está o povo de São João, pois, se quando governadora nada fez de gestão pública capaz de boas políticas para o desenvolvimento do município, nada mais poderia fazer hoje sem o poder nas mãos... Não apenas São João, aproximadamente uma centena de outros municípios do Maranhão estão em situação igual ou pior que São João... Todos nós, ainda hoje, esperando por um grande administrador público capaz de desenvolver o nosso Estado...
Porém, é necessário afirmar-se, a bem da verdade, que o governo Roseana não foi tão ruim, tão pior, que o de Flávio Dino... Flávio foi um fracasso muito pior!...
Mas, reafirmo aqui, no caso de São João, que conheço bem, o que falta é oposição... Falta vereador com o disposição de luta para defender o povo da cidade... Vejo gente que se diz de oposição pedindo voto para Josimar de Maranhãozinho..., esperar o quê?
Tô indo...
Até mais ver!
Eu sou Hélcio
Apenas Hélcio
Nada mais do que Hélcio...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.