quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Novas Delegacias de Polícia

Servidores da segurança pública e população comemoram a entrega das delegacias reformadas pelo Governo do Maranhão, em São Luís


- Governador atendendo a população durante a inauguração da DRFV na Vila Palmeira (Foto: Divulgação)21/02/2024

“Há muito tempo a gente aguardava a resolução desse problema. A delegacia precisava de reparos para atender melhor nossa comunidade. Estamos muito felizes com essa reforma e entrega da nossa delegacia”, comentou o senhor Luís Luvel, líder comunitário do polo Coroadinho, em São Luís.

O bairro dele recebeu uma das seis delegacias entregues pelo Governo do Estado, que integram o maior plano de reestruturação de delegacias da história do Maranhão, contemplando 77 unidades.

Além do 10º DP, localizado polo Coroadinho, que teve o prédio praticamente reconstruído, outras duas delegacias reinauguradas foram as de combate a crimes patrimoniais: a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), ambas localizadas no bairro da Vila Palmeira, onde atua a investigadora Rayssa Moura.

“O ambiente ficou mais salubre, e agora a gente pode receber melhor as pessoas que buscam atendimento aqui na DRFV. Se torna um atendimento mais eficiente e melhora as condições de trabalho, e é uma forma também de valorizar o servidor da segurança pública”, enfatizou a agente de segurança pública.

A investigadora Francilene Gomes Santos reforçou que, em 22 anos de profissão, é a primeira vez que vê um grande programa de reestruturação na segurança. “A reforma melhorou bastante o ambiente de trabalho. Estamos felizes e mais estimulados para desenvolver o nosso trabalho com ambiente reformado e limpo, tanto para nós que fazemos a polícia civil, quanto para o cidadão que vem até aqui em busca de atendimento”, frisou.

Rafael Almeida, delegado titular da DRFV, elogiou a iniciativa do Governo do Estado: “É uma reforma importante que proporciona a melhoria no atendimento ao público, na nossa permanência, nos nossos setores administrativos e de investigação policial. Essa reforma vai proporcionar o melhor desenvolvimento das atividades policiais. Além do visual melhor, recebemos móveis e ganhamos uma nova sala de produção de conhecimento que vai servir de suporte para as investigações”, declarou.

O delegado Carlos Alessandro, superintendente de polícia civil da capital (SPCC), também ressaltou as reformas promovidas pela gestão estadual. 

“O Governo do Estado autorizou essas reformas que vão proporcionar aos policiais dessas unidades uma melhor condição de trabalho e melhor atendimento para população. É um incentivo a mais para o trabalho, e aguardamos a entrega de outras delegacias que já estão com suas reformas em andamento aqui na região metropolitana. Estamos felizes e gratos pelo compromisso deste governo com a segurança”, pontuou. 

Para o delegado de São José de Ribamar, Jader Alves, o programa de reestruturação é uma ótima iniciativa. “Eu passei mais de 20 anos sendo delegado no interior, e, infelizmente, a estrutura tende a ser mais precária, assim como a falta de contingente. O governador está sendo sensível a essa demanda”, ressaltou.

“É o maior programa de reestruturação e um marco histórico. Estamos vivenciando algo que, como delegado de polícia, há 25 anos, não tinha visto ainda, que é uma reformulação de toda polícia civil, partindo dos prédios onde estão sendo reestruturados, reformulados e reequipados”, declarou o delegado geral da PCMA, Jair Paiva. 

O plano de reestruturação das delegacias foi iniciado ano passado pelo Governo do Estado, com execução da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança (SSP).

Os frutos desse projeto já começaram a ser colhidos com a entrega das primeiras seis delegacias completamente reformadas à população da grande ilha de São Luís. Também já foram concluídas as reformas das delegacias de Axixá, Viana, Buriti e a Delegacia da Mulher em Timon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca