quinta-feira, 28 de março de 2024

SEMANA SANTA: UMA JORNADA DE CONVERSÃO - artigo de Dom Jailton Oliveira Lino


SEMANA SANTA: UMA JORNADA DE CONVERSÃO

  


Dom Jailton Oliveira Lino
Bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA)


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, 

É com imensa alegria e gratidão que me dirijo a vocês neste tempo sagrado da Semana Santa, um momento de profunda reflexão e renovação espiritual em nossas vidas. Como Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, é meu dever e minha alegria conduzi-los nesta jornada de fé e transformação. 

Durante a Quaresma, nos dedicamos aos pilares da penitência, da oração, do perdão e do jejum, meditando sobre o tema inspirador da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Somos Todos Irmãos”. Este chamado à reflexão nos recorda o primeiro mandamento da lei de Cristo: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. 

Nesse contexto, fomos convidados a mergulhar nas águas da conversão, a examinar nossas vidas à luz do Evangelho e a nos comprometermos com um amor mais profundo e genuíno por nossos irmãos e irmãs. Durante a Quaresma, somos desafiados a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo, a buscar a reconciliação e a justiça, a partilhar nossos recursos com os menos afortunados e a promover a paz e a solidariedade em nossa sociedade. 

Agora, na Semana Maior, culminação desse período de preparação espiritual, somos convidados a caminhar ao lado de Jesus em sua jornada rumo à cruz e à ressurreição. Recordamos os eventos fundamentais da nossa fé: a instituição da Eucaristia, o gesto humilde do Lava-Pés, a paixão e morte de Cristo, seguidas pela alegria da Páscoa da Ressurreição. 

Neste momento crucial, somos chamados a uma conversão completa, a uma transformação de coração e mente, a fim de nos tornarmos novas criaturas em Cristo. Esta não é apenas uma mudança superficial, mas uma renovação profunda de todo o nosso ser, uma entrega total a Deus e aos seus desígnios para nossas vidas. 

Que nesta Semana Santa possamos abrir nossos corações à graça redentora de Cristo, deixando para trás o que é velho e abraçando o que é novo. Que possamos seguir os passos do Mestre com humildade e coragem, carregando nossa cruz com fé e esperança, confiantes na promessa da vida eterna que nos espera. 

Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça nesta jornada espiritual, capacitando-nos a viver como verdadeiros discípulos de Cristo, testemunhas do seu amor e da sua misericórdia neste mundo sedento de paz e justiça. 

Que a luz radiante da Ressurreição ilumine nossos caminhos e nos conduza à plenitude da vida em Cristo. Amém. 

Com sincera gratidão e bênçãos pastorais, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca