quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Alegria e tristezas do momento... Crônica de Hélcio Silva - Leia o texto no blog do Hélcio Silva


Alegria e tristezas do momento...

Por Hélcio Silva

(15 / 08 / 2024)



Não sei como relacionar uma coisa com a outra: ambas são emoções... Emoções dos dias e das noites... Por que não também as emoções dos porquês das madrugadas?... Há tantos porquês viandantes da madrugada!  A alma do meu corpo é uma dessas viajantes, calejada de tanto viajar, até com algumas decepções!

Sou um vagabundo que vaqueia... andando... como alma viva ou pelos pés do corpo físico, nem sempre unidos em boa saúde... Há dores, muitas vezes!... da alma ou do corpo físico.

Sou um andarilho que luta para não parar!... um andante que caminha nas estradas ou no espaço..., às vezes em corpo e alma, num só conjunto...

Por vezes, só a alma viaja..., e, por algumas outras vezes, o corpo e a alma em passadas unidas.

E em todos os meus movimentos, nessas andanças, há sempre emoções: de alegria ou de tristeza!

*****

Vou contar, agora, um fato de uma emoção de alegria: em viagem para São João Batista, trisquei o pisca-pisca da alma para o lado esquerdo..., queria ver a Ana, uma índia de lá dos muitos tempos que já se passaram... De repente, lá bem do alto, vi uma bela imagem de Viana, uma cidade da baixada maranhense...

Bela imagem, vi!... Vejam o que vi pela lente fotográfica da amiga Lucidalva Franco, vianense de Viana. nas páginas do facebook...


 

Como em outros tempos - lá dos tempos de criança - a história nos contava a origem do nome da cidade de Viana... Tudo amarrado na historia da bela índia: Eu vi Ana, uma bela índia - É uma história linda... Uma emoção de alegria na história da cidade!

*****

Agora! Ufa!... Retornando a São Luís, vi e li (e reli) dois fatos de muita tristeza. Poder e corrupção... Denúncias graves!

*****

No primeiro, vejo e releio coisas relacionadas com o vergonhoso caso do Clio Vermelho com mais e R$ 1,1 milhão no porta-malas, deixado na Rua das Andirobas, no Renascença. Não lembro de outro escândalo com esse tipo de ocorrência: um carro pequeno carregando mais de Um Milhão de Reis, no porta-malas...


 

É uma tristeza.... A policia continua investigando.

*****

Segundo fato...

Li ontem, ainda pela manhã, um texto do jornalista José Gomes, com o seguinte teor:


JUSTIÇA APODRECIDA

Esses são os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, Nelma Sarney, Guerreiro Júnior e Luiz Gonzaga Almeida.

Os três e mais alguns do TJMA são suspeitos de fraudar decisões judiciais para desviar recursos, por exemplo, do Banco do Nordeste, entre outros.

Hoje, 14/08/24, agentes da Polícia Federal realizaram uma operação de busca e apreensão nas casas, sítios e outros locais dessas autoridades judiciais.

Isso é muito grave. Quantas decisões podem ter sido deturpadas por essas pessoas, já idosas, em benefício próprio e de outros? Como acreditar em um Tribunal no qual quatro de seus membros não são honestos?

O quarto elemento é o desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho.

Como o cidadão comum, que tenha alguma pendência judicial, pode confiar em decisões de alguns desembargadores e juízes do Fórum maranhense?

Se faz necessário um expurgo, sério, em muitos setores de "altas autoridades" do Maranhão.

*****

No texto do jornalista José Gomes postei, ontem mesmo, meu comentário sobre o caso:

"Meu querido jornalista José Gomes, fico envergonhado quando um fato desse envolve desembargadores da mais alta corte de Justiça do nosso Estado. É uma tristeza! O que fazer? O povo é sempre o último a saber; mas nada fica fora dos olhos de Deus!"

*****

Muita triste!

Tudo precisa ser investigado.... 

Meu nome é Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais do que Hélcio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca