sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Grandes homens de Viana


Oiama Cardoso 

Por Àureo Mendonça (*)

Um dos grandes homens de Viana foi o senhor Oiama Cardoso, pertenceu a uma das mais tradicionais famílias de Viana a família Cardoso, antes de ser comerciante, Oiama por uma década dirigiu o empreendimento familiar o engenho de sua propriedade, em Santa Vitória, fabricava cachaça, açúcar e mel de cana.

Após se mudar para a sede do município fixou residência no sobrado que outrora pertenceu ao comerciante Vitor Hugo Soeiro na Rua Cônego Hemetério, defronte da casa do ex-prefeito Eziquiel Gomes, próximo a Praça Duque de Caxias, posteriormente o sobrado pertenceu a Feliciano Gonçalves após a família Oiama Cardoso se mudar para São Luís, em 1967 e depois o sobrado pertenceu ao prefeito Walber Duailibe. Neste sobrado o Senhor Oiama Cardoso residia e tinha seu comércio, época que o centro comercial de Viana era no centro histórico, no trecho compreendido entre o sobrado Amarelo e sobrado de Oiama Cardoso, tinha um movimento comercial muito grande, período em que Zé Pinheiro e Oiama Cardoso eram os maiores compradores e exportadores de arroz e babaçu e possuíam seus comércios bastante sortidos de mercadorias.

Oiama Cardoso nasceu em Viana no dia 10 de dezembro de 1910, o comerciante foi casado com a senhora Neusa Neves Cardoso, o casal teve oito filhos: José Antônio Cardoso; Luís Carlos Cardoso, Maria de Lourdes Cardoso; Maria de Jesus Cardoso; Maria Izabel Cardoso; Antônio de Jesus Neves Cardoso; Nila da Conceição Cardoso e Oiama Cardoso Filho.

Oiama Cardoso foi um conterrâneo que amava sua cidade natal, um cidadão tranquilo, honrado e trabalhador que sempre falava verdade e criou seus filhos no caminho da retidão, além de ter uma honestidade tamanha, que costumava falar que ser honesto é uma obrigação. Teve uma participação ativa na sociedade vianense, no seu estabelecimento comercial, tratava todos com urbanidade e estava sempre solícito com os seus fregueses.

Assim tanto nas atividades industriais e comerciais, Oiama Cardoso prestou inestimável serviço à economia do município. No comércio de Viana teve um papel importante e com sua vocação comercial para o mundo dos negócios entrou para a história e a memória da cidade de Viana.

Na época da minha infância na década de 1970 ainda conheci esse trecho comercial de Viana próximo ao porto bastante movimentado e o sobrado onde era o comércio de Oiama Cardoso já pertencia a Feliciano Gonçalves, no inverno sempre às tardes ia presenciar a chegada e saída das lanchas, pois naquela área, centralizava-se a agitação da economia vianense.

Oiama Cardoso era respeitado como um homem reconhecidamente católico, mantendo sua família na trilha dos seus valores tradicionais e todos os dias era grato a Deus, católico praticamente devoto de São José e Santo Antônio, tinha o hábito de não faltar a uma missa de sétimo dia de seus amigos.

Oiama Cardoso faleceu em São Luís no dia 12 de janeiro de 1997, aos 86 anos de idade, deixando um legado cheio de virtudes e compreensão aos seus amigos e familiares.

Texto aberto a contribuições dos leitores.

(*) Àureo Mendonça é pesquisador, escritor e membro fundador do IHGV, ocupante da cadeira número 8 que tem como Patrono Sálvio Mendonça.


Um comentário:

  1. Bom dia meu caro, gratidão por publicar meus artigos, tenho muitas outras histórias sobre a cidade de Viana, sou um leitor assíduo do seu blog.

    ResponderExcluir

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca