sábado, 10 de agosto de 2024

O primeiro cinema de Viana - texto do escritor Áureo Mendonça



O primeiro cinema de Viana 

Áureo Mendonça (*)

*****

Nas décadas de 1950 a 1970, época em que a cidade de Viana era isolada e não possuía estradas, os únicos meios de transportes eram a lancha e avião o chamado teco-teco. Viana tinha como sua principal opção de lazer o cinema, destacando-se o Cine Glória. Em 1958, por iniciativa do Dr. José Pereira Gomes fundou e inaugurou o primeiro cinema de Viana, e deu nome ao Cinema de Cine Glória, Segundo Raposo (2018) esse nome foi dado ao cinema “porque Dr. José Gomes achava que era uma glória para Viana ter um cinema”. Dr. José Gomes também foi o pioneiro de varias outras atividades na cidade de Viana, além do cinema, foi o primeiro vianense a possuir rádio, televisão, moto e como marca principal revolucionou a educação no município fundando o Ginásio Antônio Lopes.

O Cine Glória também conhecido na cidade como “cinema do Zé Gomes” Inicialmente o cinema funcionou no imóvel do futuro Ginásio Antônio Lopes, depois o Dr. José Gomes mudou o cinema para o pequeno auditório no imóvel que era de Anica Ramos, casa que atualmente pertence a família Serra no Canto do Galo. Em 1962 o cinema passou a ter sede própria e funcionava no prédio onde foi a Câmara Municipal de Viana na Rua Grande, onde atualmente funciona o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Os filmes chegavam à cidade de Viana via aérea, o transporte das fitas eram feitos pelos táxi aéreos que faziam linha de São Luís a Viana e os filmes eram fornecidos por Sinval Soares empresário do ramo que abastecia os cinemas do interior do Maranhão com grandes clássicos do cinema. O cine Glória exibia dois filmes por semana, a grande maioria em preto e branco, legendados e dublados e não eram permitidos para menores de 14 anos. O Cine Glória exibiu os principais lançamentos das mais importantes produtoras cinematográficas do mundo. O cinema tinha um motor próprio que funcionava a base de gasolina, além do cinema o motor iluminava o trecho entre o Comércio de João Rodrigues até o canto da Farmácia Serejo. Porém como na cidade a energia era a motor o cinema encerrava às 22 horas, antes do desligamento havia o sinal, porém dava tempo das pessoas chegarem as suas residências, pois o cinema ficava na área central da cidade, considerando que a cidade após esse horário com o desligamento do motor ficava às escuras.

O cinema era uma das poucas diversões na cidade de Viana, nas décadas de 1950 e 1960 o Cine Glória foi sucesso, época dos filmes de faroeste americano chamado bangue- bangue com o famoso filme o dólar furado com o ator Giuliano Gema. Os filmes de Tarzan com o artista Johnny Weissmuller foram sucessos, além dos filmes de chanchadas, os filmes americanos musicais também fizeram sucesso.

Quem é fã de faroeste vai lembrar-se desses filmes americanos exibidos no Cine Glória: Sete homens e um destino, direção: John Sturges; Pistoleiros do entardecer, direção: Sam Peckinpah; O homem que matou facínora, direção: John Ford; Quando um homem é homem, direção: Andrew V. McLaglen; e Por um punhado de dólares, direção: Sergio Leone, um longa, que conta a história de um pistoleiro que terá de lidar com a ganância, orgulho e vingança de duas famílias, um clássico dos clássicos.

O Dr. José Gomes também foi o pioneiro a trazer grandes artistas que se apresentaram no cine Glória em Viana, Segundo Rogeryo du Maranhão “O Trio Nordestino fez três dias de show com abertura com cantor baiano Walleson Ramos que imitava Vicente celestino, depois foi a vez de trazer ao Cine Glória o grande cantor Waldik Soriano, um fenômeno musical da época, veio acompanhado do seu arcodeonista Filemom Carvalho e da cantora Rita Cezimbra”. Também fez show no Cine Glória o cantor Roberto Miller.

Em 1968 com sua mudança para São Luís, o ex-prefeito José Gomes vendeu o Cine Glória para Clodoaldo Alves Silva Santos, o Santo de Aniquinha que foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Viana por varias legislatura. Período em que a minha geração passou a frequentar o cinema. Com o novo proprietário o cinema ainda funcionou até a década de 1970.

Uma cena inusitada aconteceu quando o Thiago Carneiro nascido e criado no povoado Estrada de Rafael resolveu conhecer a sede do município de Viana, após chegar à cidade ficou maravilhado e numa certa noite resolveu ir ao cinema, uma novidade uma vez que nunca tinha assistido a um filme, ao chegar ao cinema

Thiago Carneiro, amigo de Ribamar Campos, foi levado ao cinema por Alberto Bergê e Pinheiro, quando o artista puxou o revolver, ele deu um pulo tão alto que caiu pra trás do banco como estava sentado na primeira fila assistindo o filme de faroeste americano, a plateia achou graça.

Após a massificação da TV no final da década de 1970, o cine Glória não resistiu aos novos tempos e encerrou em definitivo suas atividades.

Na década de 1980 ainda surgiu em Viana um cinema improvisado, tipo cinema ambulante que funcionou no Cube Cinelândia sob o comando do Rosassi. E depois o cinema foi comandado por Adalberto filho do ex-vereador José Morais.

Texto aberto a contribuições dos leitores.

(*) Áureo Mendonça é pesquisador, escritor e membro fundador do IHGV ocupante da cadeira numero 8 que tem como patrono Sálvio Mendonça.


Um comentário:

  1. Gratidão, Dr. José Pereira Gomes, foi um grande homem que muito dignificou os vianenses, foi pioneiro em diversas áreas, e foi um bom prefeito da nossa cidade.

    ResponderExcluir

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca