quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Um texto de Deltan - “republiqueta de bananas” -

“republiqueta de bananas?” - O que é?

Li no texto do Deltan - na manhãzinha de hoje - o texto é de ontem.

Deltan Dallagnol, no facebook*


Interlocutores de Alexandre de Moraes dizem que Elon Musk aprendeu que o Brasil não é uma "republiqueta de bananas", publicou jornalista da GloboNews. É o contrário: o que Elon Musk aprendeu foi justamente que o Brasil é, sim, uma republiqueta de bananas.

Ele descobriu que temos uma Suprema Corte autoritária e censora, que suspende uma rede social em pleno processo eleitoral, privando mais de 20 milhões de brasileiros de se informarem e exercerem sua liberdade de expressão.

Ele achou que, ao expor os abusos reiterados do Supremo e as ordens ilegais de Moraes, o Congresso Nacional, especialmente o Senado, se mobilizaria para conter os abusos e punir um ministro que reiteradamente viola a lei e comete crimes de responsabilidade.

Ele pensou que a imprensa nacional, ao ser confrontada com os abusos e o regime de censura de Moraes, fiscalizaria o ministro e faria uma análise crítica de seus atos e decisões. No entanto, deparou-se com uma imprensa submissa e aparelhada, composta por jornalistas que, com poucas e honrosas exceções, defendem a censura e o autoritarismo.

Ele aprendeu que temos um STF que é tigrão com o X, mas tchuchuca com empresários, políticos e empresas que confessaram ter cometido corrupção, entregaram provas e devolveram dinheiro roubado. Este mesmo STF, que multa o X em 28 milhões, é a mesma corte que suspende bilhões em multas das empresas que fizeram acordos de leniência.

Ele imaginou que o povo brasileiro, ao ver um juiz autoritário atropelar a Constituição, violar as leis e sufocar suas liberdades, iria para as ruas se manifestar contra a opressão. No entanto, observou a população permanecer inerte enquanto os poderosos de Brasília continuam a nos sufocar.

*Deltan Martinazzo Dallagnol é um jurista e político brasileiro, filiado ao Partido Novo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca