terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Ações do Governo do Maranhão

 

Em Cajari, agricultoras acessam serviços no mutirão de documentação da trabalhadora rural


SAF promove mutirão de documentação em Cajari (Foto: Eduardo Carvalho/AscomSAF)11/02/2025

No município de Cajari, localizado na Baixada Maranhense, dezenas de mulheres agricultoras familiares estão tendo a oportunidade nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), de emitir documentos essenciais durante a realização do projeto estadual "Mutirão de documentação da trabalhadora rural do Maranhão", uma ação organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e pela Superintendência Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A secretária adjunta de biodiversidade da SAF, Marileide Costa, enfatizou a importância da realização dessa ação para dar dignidade e garantir direitos às mulheres do campo.

"Aqui, em Cajari, estamos iniciando o primeiro dia de mutirão de documentação, uma iniciativa essencial para dar visibilidade e valorizar as trabalhadoras rurais e garantir que seus direitos enquanto cidadãs sejam assegurados," disse Marileide.

As mulheres estão acessando serviços como emissão de CPF, Carteira Nacional de Identidade, cartão do SUS, carteira de trabalho, certidão de nascimento, além de serviços jurídicos, atendimentos de saúde e outras atividades.

A agricultora familiar Maria Antônia aproveitou o mutirão para emitir a nova carteira de identidade. "Eu estava precisando tirar uma nova via da minha carteira de identidade e o mutirão me deu a oportunidade para isso, excelente ação para todas nós, trabalhadoras rurais, ter seus documentos em dia".

O mutirão é uma ação que conta com apoio de diversos entes, entre eles, o Procon, Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Prefeitura Municipal e Cartório de Ofício de Cajari, Instituto de Identificação do Maranhão (Ident) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

A Defensoria Pública do Estado, por exemplo, está levando ao mutirão atendimentos jurídicos, como explica a defensora pública, Lisley Lorena. "A DPE está prestando serviços no âmbito da justiça estadual, que incluem direito da família, pensão alimentícia, direito da moradia, do consumidor e, também, orientação criminal e registro público", pontuou.

O mutirão de documentação é uma ação que integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal. Em Cajari, o mutirão segue até esta quarta-feira (12), e nos dias 13 e 14, a ação será realizada no município de Pedro do Rosário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca