quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Rampa do Quebra Pote


Governo do Maranhão inaugura cais e rampa de embarque e desembarque do Quebra Pote

6/02/2025


No próximo sábado, 8, o governador Carlos Brandão entrega duas importantes obras na zona rural de São Luís: a rampa de embarque e desembarque e o cais do Quebra Pote,  a partir das 9h. As intervenções foram executadas pela Agência Executiva Metropolitana (Agem).


O cais do Quebra Pote, com sua rampa de embarque e desembarque, poderá ser utilizado no comércio de pescados e, ainda, para garantir o fluxo de pessoas.

A obra do Cais do Quebra Pote garantiu a urbanização de todo entorno, com a construção de bancos, delimitação de áreas verdes, pavimentação com bloco sextavado, drenagem superficial (meio-fio e sarjetas), muro de contenção e pavimentação da praça em piso de concreto armado. O espaço ainda foi beneficiado com monumento (Santuário de São Pedro), instalação elétrica com posteamento e lâmpadas de LED, acessibilidade com piso tátil, rampa para Pessoa com Deficiência (PCD), além de pintura geral, lixeiras e arquibancada.

A área da rampa de embarque e desembarque é de 80m x 4,9m. Já a urbanização do cais do Quebra Pote possui área total de 1.096,44m².

Contextualização

Os moradores do Quebra Pote têm na agricultura familiar e na pesca no Rio Tibiri suas principais atividades econômicas. A falta de infraestrutura adequada, entretanto, limitava a acessibilidade e, em algumas situações, gerava riscos. Com a obra, o Governo do Estado possibilita que essas práticas sejam executadas com mais segurança e de forma mais proveitosa, no sentido econômico. 

Com essas duas intervenções, o Governo do Maranhão aumenta a movimentação de moradores e turistas, além de estimular a prática de esportes náuticos e a atracação de embarcações de pequeno porte, bem como o desembarque de pescados.

O projeto também vai garantir mais segurança para moradores e turistas na área onde foi construído o cais e vai ampliar a visibilidade do Quebra Pote como ponto turístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca