sábado, 3 de maio de 2025

De escândalos a escândalos Lupi cai pela segunda vez - artigo de Igor Matos Lago

BRASIL


De escândalos a escândalos Lupi cai pela segunda vez

Igor Matos Lago

No governo Dilma foi “faxinado” do Ministério do Trabalho e Emprego por um escândalo que envolvia ONGs e outras irregularidades em 2011. Foi substituído por Brizola Neto, que ficou no cargo menos de 1 ano por pressão do próprio Lupi, que ameaçava tirar o PDT da base do governo petista. O secretário geral da sigla desfigurada, Manoel Dias, acabou assumindo.

Na época havia um movimento partidário para democratizar o partido e enfrentar o “dono do PDT”. Lupi precisava demonstrar poder para submeter boa parte dos filiados do partido e inibir qualquer contratempo. Conseguiu!

Desde a morte de Leonel Brizola em 2004, Lupi se assenhoreou da sigla trabalhista, afastou filiados históricos, privilegiou aqueles que lhe tinham obediência com os fundos partidário e eleitoral e deixou boa parte do partido formado por comissões em vez de diretórios. Assim fez o PDT à sua imagem e semelhança, e com direito a 200-300 milhões de fundos anualmente. Desfigurou-o! Hoje é uma sigla pequena com 17 deputados federais e 3 senadores que corre o risco de não cumprir a cláusula de desempenho nas próximas eleições de 2026.

No governo Lula 3, a segunda queda. E com um escândalo que envolve os aposentados e pensionistas. Vargas, Jango e Brizola, protagonistas do trabalhismo brasileiro, devem estar se contorcendo em seus túmulos. Não por ele ou pelo governo Lula, mas por terem seus legados manchados por figuras tão distantes de suas histórias. Devem estar gritando em alto e bom som: As nossas lutas trabalhistas não têm nada a ver com isso aí! Nós consolidamos as Leis Trabalhistas para que os trabalhadores, os aposentados e os pensionistas tivessem direito a uma vida digna!

Lupi foi substituído por um outro pedetista, o secretário executivo do Ministério da Previdência Social, ex-deputado Wolney Queiroz. Que fará?

Incompetência, omissão ou cumplicidade com os desvios de corrupção e erros de gestão é o que a sociedade brasileira quer saber com as investigações em curso. E que os envolvidos sejam processados corretamente e punidos exemplarmente. Só assim, por meios institucionais jurídicos, se consegue inibir a corrupção - um dos nossos grandes males. E espera-se que os aposentados e pensionistas extorquidos sejam ressarcidos o mais breve possível.

Enquanto isto acontece, não se pode esquecer que o problema da fila de espera por perícia do INSS continua na casa dos 2 milhões ou mais. Lupi e sua equipe devem estar "surpresos".

E, por último, e desejando um bom sábado a todos, uma pergunta que não quer calar: Por onde anda o boquirroto de Sobral?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca